BASES NEUROPSICOLÓGICA DA APRENDIZAGEM

 
Novos campos de atuação frente à pesquisas científicas com foco nos estudos relacionados às áreas de aprendizagens.

SOBRE A PALESTRANTE

 

Silvana P. Cracasso: Mestre em ciências da Saúde; especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Pós-graduada em Psicopedagogia com aprimoramento em Reabilitação cognitiva e TDAH pelo Núcleo de Avaliação Neuropsicológica Infantil NANI. Foi Membro por 8 anos da equipe Cuca Legal PROESQ/UNIFESP; pesquisa e desenvolvimento de projeto em saúde mental nas escolas. Mediadora do Programa de Modificabilidade Cognitiva PEI. Sócia Fundadora da INTELECTUS Clínica Escola. Palestrante e ministrante de cursos com temas que envolvem Saúde Mental e Emocional. O Curso acontecerá através da plataforma Zoom, das 19h às 22h, podendo se estender um pouco. Você deve reservar este horário, organizando sua rotina familiar para estar ao vivo às 19h. A senha de acesso será enviada no dia do curso, para aqueles que efetuaram o pagamento. Para ingressar na plataforma, você receberá o link e senha de acesso através do seu WhatsApp ou e-mail.

EMENTA DO CURSO

Este curso livre, de aprimoramento profissional, se atém ao conteúdo básico de COMO O CÉREBRO HUMANO APREENDE, RETÉM E TRANSFORMA ESTE APRENDIZADO EM COMPORTAMENTO. Com estes conhecimentos de bases das neurociências, o estudante de Pedagogia, o Pedagogo, o Psicólogo, Gestores, Educadores e demais profissionais ligados à Educação irão compreender o cérebro como propulsor do aprendizado e transferir estes conhecimentos para sua prática clínica ou institucional.

OBJETIVOS

Desenvolver reflexões críticas a respeito das interações entre a Neurociência e os processos de ensino aprendizagem. Adquirir habilidade de fazer conexões entre os conhecimentos da Neurociência Cognitiva e Educação facilitando a melhor integração entre professor, aluno e aprendizagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Concepção de ensino e aprendizagem durante toda a vida e não apenas numa faixa etária. Análise do desenvolvimento cerebral de crianças, jovens, adultos e idosos e sua capacidade de aprender.

  1. Neurociência e suas contribuições para a educação
  2. Neurodesenvolvimento humano
  3. Anatomia e fisiologia no sistema nervoso central e periférico
  4. Estruturas e Funções Cerebrais
  5. Funções Visuoconstrutivas, Praxias e Agnosias
  6. Sistemas representacionais de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico)
  7. Processos Neurocognitivos e plasticidade cerebral
  8. Aprendizagens significativas
  9. Principais transtornos de aprendizagem
  10. A relação da emoção com a aprendizagem
  11. Desenvolvimento sociocognitivo afetivo do aluno

COM ESSE CURSO VOCÊ RECEBE

  • Carga horária: 9 horas de instrução online presencial

    + Apostila complementar

    + 2 horas complementares com estudo de apoio online em grupo pelo zoom com envio de textos e vídeos

    + Apostila digital com exercícios

    + Material digital para estudo complementar

    + Certificado de participação de 15h horas/aula 

base

Faça sua pré inscrição para garantir 50% de desconto em nosso curso


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  • FONSECA V., Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 2015.
  • LURIA A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Ed. da USP, 1981.
  • LENT, R., NEUROCIÊNCIA da Menta ao Comportamento, Guanabara Koogan, 2008

ONDE NOS ENCONTRAR:

 

Endereço: Rua Vieira de Morais, 1111, sala 1310, 13º andar, Campo Belo São Paulo, cep: 04617-014

Horário: Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone: (11) 940357289

Conheça nosso Espaço e saiba mais sobre nosso atendimento clínico, cursos de capacitação profissional, oficinais e palestras.