Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Atividade cerebral durante relaxamento pelo biofeedback VFC

Atividade cerebral durante relaxamento pelo biofeedback VFC

Este estudo de Critchley H. D. e col. foi publicado Brain, Volume 124, Item 5, 1 maio 2001, Páginas 1003–1012, doi.org 10.1093/brain/124.5.1003

Resumo

O mecanismo pelo qual os processos cognitivos influenciam os estados de excitação corporal é importante para entender a patogênese e a manutenção da morbidade relacionada ao estresse.

Os autores usaram PET para investigar a atividade cerebral relacionada à modulação da atividade simpática produzida pela cognição. Os sujeitos foram treinados para desempenhar um exercício de relaxamento pelo biofeedback VFC (variabilidade da frequência cardíaca VFC, ou HRV em inglês), que refletiu a atividade eletrodérmica e foram subsequentemente escaneados, repetindo quatro tarefas: relaxamento através do biofeedback, relaxamento sem biofeedback e duas condições correspondentes de controle, nas quais os sujeitos foram instruídos a não relaxar.

O relaxamento foi associado a aumento significativo de atividades no giro do cíngulo esquerdo anterior e no globo pálido, enquanto que não houve aumento significativo das atividades associadas ao biofeedback, em comparação com feedback ao acaso.

A interação entre o biofeedback e o relaxamento, destacando as atividades únicas do relaxamento pelo biofeedback, foi associada a aumento da atividade no giro do cíngulo anterior e no verme cerebelar.

Esses dados implicam o córtex cingulado anterior na modulação intencional da excitação corporal e sugerem uma via neuro-anatômica funcional de como os estados cognitivos são integrados às respostas corporais.

Estes achados têm implicações potenciais para uma descrição mecanicista de como intervenções terapêuticas, como o treinamento de relaxamento em distúrbios relacionados ao estresse, medeiam seus efeitos.

Atualmente, sabe-se que o biofeedback VFC é muito usado como uma ferramenta complementar-integrativa no tratamento de pacientes sujeitos a altos níveis de estresse, que geram neles grande ansiedade (e suas consequências).

Já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa, o cardioEmotion, inventada e desenvolvida por mim para avaliação da VFC.

Para saber mais sobre o cardioEmotion, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, que é ministrado diversas vezes por ano, em diferentes locais (link), por:

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Clínica e Escola.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Clínica e Escola.

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?