Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Insônia: 73 milhões de brasileiros têm dificuldades para dormir

Insônia: 73 milhões de brasileiros têm dificuldades para dormir

Uma técnica inovadora pode auxiliar nessa questão

“Insônia, minha namorada/Insônia de madrugada/Rolando na cama, estou tão cansada/Mas ela me chama/Ai, ai, insônia”.

O trecho da canção acima tem autoria da cantora Rita Lee, relatando um drama reconhecido por milhares de brasileiros. Para ser mais preciso, 73 milhões de brasileiros não conseguem dormir direito, segundo estimativa da Associação Brasileira do Sono (o número é a soma dos habitantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás).

Quem nunca passou pela situação descrita na música? Apesar do cansaço, algo acontece no organismo fazendo, simplesmente, que dormir pareça impossível. O maior problema é que o ato de dormir é necessário para se manter uma boa saúde, sendo intimamente ligado às condições emocionais e de estilo de vida.

A questão é tão grave que, em 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a produção e comercialização de um novo medicamento para insônia no Brasil. Dias antes, a Associação Brasileira do Sono fez um alerta: 36,5% dos brasileiros sofrem com o mal.

O que causa a insônia?

O excesso de trabalho, estudo, ansiedade, necessidade de ascensão financeira e tantos outros motivos, fizeram o dormir ser o principal ato a ser regulado quando há necessidade de se encontrar mais tempo durante as 24 horas de um dia. Porém, há também quem sofre com insônia crônica, uma doença que exige tratamento e, em casos extremos, até o uso de remédios.

Mais de 11 milhões de brasileiros, o equivalente a 7,6% da população, usam medicamentos para dormir. O índice é um dos destaques da mais recente Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Males e tratamentos

Para quem vive esse drama crônico, cada minuto dormindo é valioso. Recentemente, a Academia Americana de Medicina do Sono voltou a reafirmar que o período ideal é de 7 a 8 horas. Menos que isso, há graves danos ao sistema imunológico, aumento das chances de doenças cardiovasculares e de obesidade.

O desequilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) envia para a amígdala do hipocampo sinais de que o organismo está em perigo iminente. Quando há hiper-reatividade da amígdala do hipocampo, além dos sinais psicológicos, também sofremos com os sintomas físicos do estresse, um dos causadores da insônia.

Para recuperar a saúde mental, emocional e física, é necessário que o SNA volte a funcionar em equilíbrio. Na psicologia clínica, o cardioEmotion pode ser utilizado como terapia complementar-integrativa no tratamento de estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, transtornos alimentares, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), medo, insegurança.

Saiba mais sobre o cardioEmotion

Muitos psicólogos e psiquiatras já estão usando o cardioEmotion com sucesso, através do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca, (VFC, ou HRV em inglês), que permite treinar os pacientes para atingir um estado de coerência cardíaca.

Para saber mais sobre o cardioEmotion e como usá-lo adequadamente, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso que tem o mesmo nome.

Este curso é atualmente ministrado algumas vezes por ano por:

Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT — Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Veja uma relação dos próximos cursos, datas e locais aqui.

Com informações: Correio Braziliense

 

Comentários: 1

  1. […] acordo com a Associação Brasileira de Sono, em torno de 36,5% da população sofre de insônia. Ela é um distúrbio insistente que dificulta a capacidade de […]

Os comentários estão fechados.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?