Biofeedback da Variabilidade da Frequência Cardíaca, autorregulação e grave lesão cerebral
Este estudo de Sonya Kim e col. do Departamento de Medicina de Reabilitação da New York University School of Medicine, New York, NY foi publicado na revista Biofeedback Volume 43, Issue 1, pp. DOI: 10.5298/1081-5937-43.1.10
O texto integral desta publicação pode ser acessado aqui.
Resumo
Este artigo descreve um estudo que usou o biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca – VFC (HRV, em inglês) para tratar desregulação emocional em 13 indivíduos com grave lesão cerebral crônica. As medidas incluíram índices do biofeedback VFC, testes de atenção e solução de problemas, além de relatos informando sobre a regulação do comportamento.
Os resultados demonstraram que os indivíduos com grave lesão cerebral foram capazes de aprender com o biofeedback VFC e aumentar a coerência entre os ramos simpático e parassimpático do sistema nervoso autônomo. Os indivíduos que atingiram a maior coerência foram classificados como sendo capazes de melhor regular as suas emoções e o seu comportamento.
Observações finais
Este experimento indicou que o biofeedback VFC promete ser um método eficaz, que tem uma boa relação custo/benefício, para melhorar a autorregulação em indivíduos com grave lesão cerebral .
Em virtude destes achados preliminares, um estudo com maior manipulação experimental e com um grupo de controle, que receba um tratamento alternativo pode fornecer mais informação sobre os mecanismos necessários para determinar de há uma relação causal entre o biofeedback VFC e a autorregulação e entre o biofeedback VFC e as medidas de qualidade de vida.
Futuros estudos devem avaliar se o treinamento com o biofeedback VFC ajuda a melhorar as percepções dos participantes sobre o seu próprio comportamento, bem como, se a extensão de quaisquer percepções leva a melhores relacionamentos com os membros das suas respectivas famílias.
No próximo blog post abordaremos o caso de Aaron Greene, um dos participantes deste estudo.
Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários