Integrando um dispositivo portátil de biofeedback à prática clínica para pacientes com ansiedade: um estudo piloto
Este é um estudo de Robert Reiner, publicado na Appl Psychophysiol Biofeedback (2008) 33:55–61, que examinou a eficácia de um dispositivo portátil de biofeedback de arritmia respiratória sinusal (ARS), como auxiliar ao CBT (cognitive behavioral therapy = tratamento comportamental cognitivo), em pessoas com ansiedade e outros distúrbios associados a disfunções do sistema nervoso autônomo (SNA), em pacientes ambulatoriais.
Os participantes foram 24 indivíduos em tratamento comportamental cognitivo para uma gama de distúrbios de ansiedade. Os participantes foram avaliados em intervalos de 3 semanas.
Os resultados incluíram medidas do grau de ansiedade (STAI-Y), distúrbios do sono (PSQI), ira (STAEI) e questões subjetivas sobre a eficácia do dispositivo como um tratamento auxiliar.
Diminuições significativas foram encontradas nos níveis de ansiedade e de ira, e de certas variáveis do sono (latência do sono). Houve uma relação dose-efeito significativa, mostrando que aqueles que obedeceram melhor o regime proposto tiveram maiores reduções na maioria dos parâmetros estudados, inclusive do sono, ira e traços de ansiedade.
De um modo geral, os participantes acharam o dispositivo mais útil que outras técnicas de relaxamento, como meditação, ioga e técnicas de respiração não assistida, mas menos útil que o exercício físico.
Oe efeitos colaterais mais frequentemente relatados foram tontura (15%) e insônia (55%).
Estes resultados preliminares sugerem que o dispositivo portátil de biofeedback ARS parece ser um promissor auxiliar para o tratamento de distúrbios de excitação do SNA e ser facilmente integrado ao tratamento. Os resultados apoiam a necessidade de outros estudos experimentais, com delineamento mais rigoroso.
Você pode acessar o texto completo deste estudo clicando aqui.
Você sabia que há uma ferramenta disponível no Brasil, que pode ajuda-lo a tratar casos de ansiedade? Se você quiser saber mais sobre este assunto e como o biofeedback cardíaco pode ajudar no tratamento dos seus pacientes, clique aqui para baixar gratuitamente o e-Book “BIOFEEDBACK – Uma poderosa ferramenta para psicólogos e psiquiatras”.
Os autores do e-Book são:
Priscila Fernandes Coghi, Psicóloga, pós-graduanda em Neuropsicologia pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (EMUSP), diretora da NPT – Neuropsicotronics Ltda.
Marco Fabio Coghi, Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado do curso de pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), diretor da NPT – Neuropsicotronics Ltda.
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários