Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Programas de auto-regulação emocional melhoram a saúde psicológica e a qualidade de vida em diabéticos

Programas de auto-regulação emocional melhoram a saúde psicológica e a qualidade de vida em diabéticos

Este estudo de McCraty R. e col. foi apresentado no XX Congresso Anual da Sociedade de Medicina Comportamental, realizado em San Diego, Califórnia, em 1999.

Objetivo

Este estudo piloto foi designado a avaliar mudanças no estado psicológico, da qualidade de vida e de medidas hematológicas preditivas da saúde e do bem estar, no longo prazo, em pacientes diabéticos, que seguiram um programa de auto-regulação emocional e de redução do estresse.

Métodos

Vinte e dois pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 1 ou 2 participaram de um seminário de dois dias sobre um programa desenvolvido para reduzir o estresse e o seus efeitos negativos, aumentar os efeitos positivos e reduzir ativação inadequada do sistema nervoso autônomo (SNA).

Nota do Autor: Este programa é semelhante ao cardioEmotion, que busca um estado de ressonância cardíaca, usando o biofeedback cardíaco.

Medidas para auto avaliação do estresse, do estado psicológico e da qualidade de vida foram aplicadas antes e seis meses após a intervenção. Também foram medidos a hemoglobina glicosilada (HbA1c), o colesterol e frações, os triglicerídeos e a pressão arterial.

Resultados

Após a intervenção, os participantes tiveram reduções significativas da sintomatologia psicológica e das emoções negativas, incluindo ansiedade, depressão, raiva e angústia. Também foram medidos aumentos significativos da sensação de paz, de apoio social e de vitalidade, bem como redução da somatização, da falta de sono e da fadiga.

Após a intervenção, os participantes mostraram redução da sensibilidade aos fatores diários geradores de estresse e a qualidade de vida melhorou significativamente. Análise de regressão revelou uma relação significativa entre a prática auto relatada das técnicas aprendidas no programa e a mudança dos níveis da HbA1c nos portadores de diabetes tipo 2. A aumento da prática foi associado a diminuições da HbA1c.

Conclusões

Os resultados sugerem que o programa de auto-regulação emocional reduz o estresse, melhora a saúde psicológica e a qualidade de vida, e pode ajudar a melhorar o controle da glicemia em diabéticos. Uma repetição deste estudo que inclua um grupo controle que não use o programa é necessário para confirmar estes achados.


Este mês teremos uma programção especial em São Paulo, “ Dia de Combate ao Stress: Implicações Práticas” – e o Prof. Dr. Marco Fabio Coghi irá palestrar sobre:  o uso de Biofeedback CardioEmotion no controle do stress.
Dia: 23 Setembro 2016
Local: UNIP – Auditorio do Campus Vergueiro
Rua: Apeninos, 267 – Paraíso – São Paulo

Maiores informações: jornadastress@gmail.com

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?