Como melhorar o aprendizado emocional, social e acadêmico através do biofeedback cardíaco
Este estudo de McCraty R., foi publicado na revista Biofeedback em 2005.
Introdução
O biofeedback cardíaco é uma nova e excitante tecnologia que tem muitas aplicações no contexto educacional, para melhorar o aprendizado emocional, social e acadêmico.
Ao usar esta tecnologia para facilitar o aprendizado e a prática focada em técnicas que produzem emoções positivas, os estudantes aprenderam a entrar num estado de coerência cardíaca, um modo funcional altamente eficiente, associado a uma maior harmonia do sistema nervoso autônomo, maior estabilidade emocional e melhor desempenho cognitivo.
Programas realizados em classe que incorporam esta técnica melhoraram a saúde emocional, os comportamentos sociais e o desempenho acadêmico de diversas populações de estudantes.
Conclusões
As pesquisas sugerem que ao aprender a aumentar a coerência cardíaca, os estudantes podem reduzir o estresse e aumentar a harmonia do sistema nervoso autônomo, melhorando consequentemente a estabilidade emocional, as funções cognitivas, o desempenho acadêmico e os comportamentos sociais.
A coerência cardíaca pode ser facilitada e medida no ambiente escolar através de técnicas como a o biofeedback cardíaco (NA: por exemplo, com o cardioEmotion.
Tais abordagens têm sido associadas à melhora das notas de testes, aos comportamentos em classe e a resultados sobre o equilíbrio social-emocional, num espaço de tempo relativamente curto, em estudos realizados com diferentes populações de estudantes.
Coletivamente, os resultados sugerem que a integração das ferramentas que constroem a coerência cardíaca nos currículos educacionais pode ser eficaz para facilitar e integrar o desenvolvimento emocional, social e acadêmico de estudantes, melhorando o ambiente escolar como um todo.
O sucesso destes programas, uma vez implantados em larga escala, tem potencial para influenciar as práticas educativas e melhorar a qualidade da educação em nível nacional.
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Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
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