Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Aplicações do biofeedback cardíaco no tratamento de doenças cardiovasculares

Aplicações do biofeedback cardíaco no tratamento de doenças cardiovasculares

Sabemos que as doenças cardiovasculares limitam a vida de milhões de pessoas todos os anos.

Pesquisadores estudaram várias intervenções não farmacológicas para tentar descobrir o seu uso no tratamento dessas doenças. Vários métodos de biofeedback têm se mostrado promissores no tratamento ou no controle de várias doenças cardiovasculares.

Foi revisada a literatura relacionada ao uso do biofeedback no tratamento de hipertensão arterial, de arritmias cardíacas, de angina do peito, de isquemia cardíaca, de infarto do miocárdio e do fenômeno de Raynaud. O número e o tipo dos estudos em cada uma dessas áreas variam amplamente, mas a pesquisa até a presente data sugere que o biofeedback pode ser uma alternativa útil, ou uma alternativa complementar às formas mais convencionais de tratamento.

Este é o resumo de uma publicação de Linda Kranitz, JD, do Departamento de Psicologia da Rutgers University, New Brunswick, NJ e de Paul Lehrer, PhD, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Medicina e de Odontologia de New Jersey − Robert Wood Johnson Medical School, Piscataway, NJ.

Estes autores concluem que o biofeedback parece ser uma alternativa promissora ou complementar para uma grande gama de doenças cardiovasculares. O biofeedback cardíaco pode ser particularmente eficaz quando os tratamentos convencionais estiverem contraindicados, ou quando fatores psicológicos, que incluem estresse, contribuem para agravar a doença. O biofeedback cardíaco pode também ser uma maneira eficaz de reduzir o risco de desenvolver complicações mais sérias, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral, complicações essas nas quais a reatividade à hipertensão arterial já estiver presente.

Como podemos ver, o uso do biofeedback cardíaco tem a sua utilidade cada vez mais comprovada como um método auxiliar no tratamento de diversas doenças cardiovasculares.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, clique aqui para baixar gratuitamente do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?