Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Biofeedback de Variabilidade da Frequência Cardíaca aumentou a ativação autônoma e melhores sintomas de depressão e insônia entre pacientes com transtorno de depressão grave.

Biofeedback de Variabilidade da Frequência Cardíaca aumentou a ativação autônoma e melhores sintomas de depressão e insônia entre pacientes com transtorno de depressão grave.

I-Mei Lin et al. (2019) Heart Rate Variability Biofeedback Increased Autonomic Activation and Improved Symptoms of Depression and Insomnia among Patients with Major Depression Disorder. Clin Psychopharmacol Neurosci. 2019 Mar; 17(2): 222-232

Objetivo

O desequilíbrio autônomo é considerado um mecanismo psicopatológico subjacente ao transtorno depressivo maior (MDD). A variabilidade da frequência cardíaca (HRV) é um índice de ativação autônoma. A má qualidade do sono é comum entre pacientes com MDD. O biofeedback HRV (BF) tem sido utilizado para regular o equilíbrio autônomo entre pacientes com doenças físicas e transtornos mentais. O objetivo do presente estudo foi examinar os efeitos do HRV-BF sobre sintomas depressivos, qualidade do sono, excitação pré-sono e índices de HRV, em pacientes com DMD e insônia.

Métodos

Neste estudo de caso controlado, foram recrutados pacientes com MDD e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) superiores a 6. O grupo HRV-BF recebeu protocolo semanal de 60 minutos durante 6 semanas, e o grupo controle que correspondeu à idade e ao sexo recebeu apenas atendimento médico. Todos os participantes foram avaliados em Beck Depression Inventory-II, Back Anxiety Inventory, PSQI e Pré-Sleep Arousal Scale. As taxas respiratórias e eletrocardiografia também foram realizadas em estado de repouso no pré-teste, e pós-teste e para o grupo HRV-BF, e reavaliadas após 1 mês.

Resultados

No grupo HRV-BF, os sintomas de depressão e ansiedade, qualidade do sono e excitação pré-sono foram significativamente melhorados, e aumentaram os índices de HRV, em comparação com o grupo controle. Além disso, no grupo HRV-BF, os sintomas de depressão e ansiedade melhoraram significativamente, a diminuição das taxas respiratórias e o aumento dos índices de HRV foram detectados no pós-teste e no seguimento de 1 mês, em comparação com os valores pré-teste.

Conclusão

Este estudo confirmou que o HRV-BF é uma intervenção psicossocial útil para melhorar o equilíbrio autônomo, baroreflex e sintomas de depressão e insônia em pacientes com DMD.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?