Como a ansiedade pode afetar o seu corpo e o seu cotidiano
Este artigo foi publicado no site Viva Bem em 08/12/2017, às 12:34 horas.
O texto informa o seguinte: “Não é fácil descrever o sentimento de ansiedade, mas os efeitos dela sobre o corpo e a mente são reais. Isso fez um post da americana Brittany Nichole Morefield, no Facebook, repercutir nas redes sociais. O texto foi compartilhado mais de 400.000 vezes. ‘A ansiedade não é só ter falta de ar, é acordar às três horas da manhã com o coração acelerado, é começar a ter coceiras sem qualquer motivo, ela faz você se estressar por coisas que podem nem ser reais’, ela escreveu.”
Baixe o e-book: Ansiedade tintim por tintim aqui
Brittany também afirmou que “A ansiedade faz o humor oscilar, e, muitas vezes, dá uma vontade imensa de chorar. A ansiedade não é apenas passar maus bocados tentando se recuperar da falta de ar. É acordar às três horas da madrugada de um mau sonho, porque o seu coração está acelerado. É ter um eritema cutâneo sem qualquer motivo aparente, é questionar a sua fé, pensando como pode o Criador permitir que alguém se sinta assim? É telefonar para a sua irmã 3 horas antes dela se levantar, na esperança que ela atenda ao telefone, para ter alguém com quem desabafar. É tomar um banho de chuveiro às duas horas da madrugada, e verificar o seu humor mudar em minutos. É ter uma tremedeira incontrolável e chorar com lágrimas reais e dolorosas. É sentir náusea e medo do escuro e inventar desculpas pelo seu comportamento. É ter medo, preocupação e sentir-se esgotada física e emocionalmente. A ansiedade é real e crua, é discutir com o seu marido sem estar zangada. É estourar à menor contrariedade, e fazer muitas perguntas do tipo ‘o que está errado comigo?’ e não ter resposta”.
Segundo o site, “As palavras de Brittany viralizaram e traduziram o sentimento de muitas pessoas que convivem com a ansiedade. Além de receber mensagens de apoio, ela recebeu vários relatos de pessoas que convivem com este transtorno”.
Brittany terminou seu post lembrando que os sentimentos são importantes e que as pessoas com ansiedade não devem se sentir sozinhas. “Você não é louco por estar preocupado com coisas com as quais os outros não estão. Muitas pessoas bem-sucedidas têm ansiedade, e isto não é culpa sua, não é o fim. Você é forte, inteligente e vale a pena”.
Muitas vezes já escrevemos artigos neste blog sobre a ansiedade, e que muitos psicólogos / psiquiatras têm tratado com sucesso quadros como o acima descrito por Brittany.
Todavia, para descobrir o que está por trás destes casos nem sempre é fácil, nem óbvio. O sucesso do tratamento depende de descobrir as reais causas e isto pode ser feito por meio de uma ferramenta complementar-integrativa, o cardioEmotion.
Para saber mais sobre o cardioEmotion e como usá-lo adequadamente, baixe gratuitamente o ebook “Como tornar visível o invisível” e/ou faça o curso que tem o mesmo nome, que é organizado pela NPT algumas vezes por ano.
Este curso é atualmente ministrado por:
Dr. Marco Fabio Coghi
Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.
Prof.ª Silvana P. Cracasso
Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários