Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Emprego do biofeedback no tratamento de doenças crônicas

Emprego do biofeedback no tratamento de doenças crônicas

Este artigo de revisão foi escrito por Neide Aparecida Micelli Domingos e Maria Cristina Oliveira Santos Miyazaki da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) – São José do Rio Preto-SP-Brasil, e foi publicado em Arq. Ciênc. Saúde. 2017 jan-mar; 24(1) 15-22.

Resumo

Introdução:

Biofeedback é uma terapia* que ensina habilidades de autorregulação.

Objetivo: Analisar criticamente a literatura científica, dos últimos cinco anos, sobre o uso e eficácia do biofeedback no tratamento de doenças crônicas.

Material e Métodos:

A revisão foi conduzida a partir de cinco bases de dados: PubMed (free), PsycInfo, Periódicos Capes (por assunto), Cochrane (a partir da Bireme) e Scielo (Brasil: integrado / google acadêmico), RSS Feeds (PubMed).

Resultados:

A seleção inicial resultou em 403 artigos, mas apenas 16 atenderam os critérios de inclusão. Dos 16 artigos analisados, três eram teóricos, um de revisão, um estudo de caso e 11 originais. Os estudos selecionados foram realizados em sete países diferentes: Áustria, Bélgica, Brasil, Coréia do Sul, Estados Unidos da América, Israel e Suécia. As doenças mais estudadas foram cefaleia, síndrome do vômito cíclico em adolescente, dispepsia funcional, estresse pós-traumático, manejo de estresse, dor, ansiedade, doença coronariana.

Conclusão:

Muitos estudos têm sido realizados, em vários países, utilizando a terapia de biofeedback, assim como, várias doenças foram alvo de pesquisa. Os participantes foram desde crianças até idosos, homens e mulheres. A maioria usou testes psicológicos para comparar os efeitos da terapia. Vários tipos de instrumentos de biofeedback foram utilizados. A maioria usou amostra randomizada, com grupo intervenção e controle, indicando maior controle das variáveis, o que possibilita conclusões mais fidedignas. As conclusões dos estudos indicaram evidências positivas no uso do biofeedback.

Todavia, para descobrir o que está por trás destes casos nem sempre é fácil, nem óbvio. O sucesso do tratamento depende de descobrir as reais causas e isto pode ser feito por meio de uma ferramenta complementar-integrativa, o cardioEmotion.

Para saber mais sobre o cardioEmotion e como usa-lo adequadamente, baixe gratuitamente o ebook “Como tornar visível o invisível”

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?