Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Como facilitar o autocontrole emocional em crianças pré-escolares

Como facilitar o autocontrole emocional em crianças pré-escolares

Este é um artigo de Bradley R. T. e col., cujo texto integral pode ser acessado aqui.

Resumo

Desenvolvido por um instituto dos Estados Unidos, o programa Early HeartSmarts (EHS) foi designado para treinar professores a guiar e apoiar crianças jovens (entre 3 e 6 anos de idade) para aprender autocontrole emocional e habilidades sócio emocionais importantes, adequadas à idade, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dessas crianças.

Este trabalho relata os resultados de um estudo de avaliação realizado para avaliar a eficácia do programa EHS, numa implantação piloto conduzida durante os anos acadêmicos de 2006-2007 em escolas do distrito escolar de Salt Lake City. O estudo usou um delineamento quase experimental longitudinal de campo, com medidas em três ocasiões (basal, antes e depois dos painéis de intervenção) usando o instrumento TCCA (The Creative Curriculum Assessment = A Avaliação Criativa do Currículo), um instrumento de 50 itens, pontuado por professores, para medir o crescimento estudantil em quatro áreas de desenvolvimento – social/emocional, físico, cognitivo e de desenvolvimento da linguagem.

Crianças de 19 classes pré-escolares foram divididas em grupo de intervenção e grupo controle (n = 66 e 309, respectivamente; idade média = 3,6 anos), cujas classes anteriores foram especificamente selecionadas para crianças com histórico familiar de minorias étnicas e de baixo nível socioeconômico.

De uma maneira geral, há evidência convincente da eficácia do programa EHS no aumento do desenvolvimento psicossocial total e também em cada uma das áreas de desenvolvimento medidas pelo TCCA: os resultados de uma série de ANCOVAs (análise de covariância, um modelo linear geral, que mistura ANOVA e regressão) mostraram um padrão forte e consistente de diferenças significativas nas medidas do desenvolvimento, favorecendo as crianças pré-escolares que receberam o programa EHS, em comparação com as que do grupo controle.

Resumo do programa EHS

O cerne do programa EHS é ensinar às crianças importantes habilidades sociais e emocionais, conhecidas por facilitar o seu crescimento e desenvolvimento psicossocial:

✔ Como reconhecer e entender melhor as emoções básicas

✔ Como controlar as emoções

✔ Maneiras de fortalecer a expressão de sentimentos positivos

✔ Maneiras de melhorar os relacionamentos com colegas

✔ Habilidades para desenvolver a solução de problemas

Como o programa é organizado

Cada uma dessas habilidades é construída sucessivamente através de seções principais do programa:

Como conectar o físico e o emocional

1. Aspectos do coração

Iniciando por um modelo do coração, as crianças começam a explorar as funções do coração. Ouvir os diferentes sons das batidas do coração usando um estetoscópio torna esta experiência mais real. As crianças passam de um coração físico para um emocional através de conversa liderada por um “coração de um ursinho de brinquedo”.

2. Reconhecer a entender as emoções

As crianças aprendem e reconhecer e entender cinco emoções básicas (felicidade, tristeza, raiva, medo e paz), através de uma série de cartões com fotos das emoções. Para ajudar a autocontrolar as emoções duas técnicas simples são ensinadas pelo coração do ursinho de brinquedo. A técnica Shift and Shine™ (mude e brilhe) fortalece a experiência das crianças com sentimentos positivos, como o amor e o cuidado, enquanto que a técnica Heart Warmer™ (aquecedora do coração) ajuda a fortalecer o controle e o gerenciamento das emoções perturbadoras.

3. Expressar amor e cuidado relacionados à família e aos amigos

Brincar de Baile do Coração (eventos organizados pela American Heart Association) e participar de uma pequena unidade em torno do livro The Kissing Hand (A mão que beija) apoiam a expressão e a experiência de emoções positivas. Dramatizações posteriores apoiam o desenvolvimento de habilidades de aprendizado para comunicar sentimentos.

4. Aprender habilidades de solução de problemas

Usando cartões com fotos e grandes cartazes, que mostram típicas questões relacionadas à idade, as crianças aprendem a resolver problemas e habilidades de socialização com os colegas. Um álbum de canções é tecido através do programa para apoiar o aprendizado de ideias e de habilidades importantes.

5. Técnicas de autocontrole

Este segmento do programa inclui instruções sobre as técnicas Shift and Shine™ e Heart Warmer™, que são ensinadas para ajudar as crianças a desenvolver habilidades para obter maior autocontrole emocional:

A técnica Shift and Shine™

✔ Comece mudando a sua atenção para a área ao redor do seu coração. Para começar, é bom colocar a sua mão sobre o seu coração.

✔ Agora faça de contas que você vai respirar para dentro e para fora da área do seu coração. Faça três longos movimentos respiratórios.

✔ Pense em alguém ou em alguma coisa que o faz sentir-se feliz. Sinta a sensação de calor e de felicidade no seu coração e envie ou irradie esse amor para alguém especial.

✔ Depois disso, pergunte à criança se ela enviou esse sentimento para alguém ou para alguma coisa especial. Então pergunte a ela: “Como você sentiu isto no seu coração?”

A técnica Heart Warmer™

✔ Comece mudando a sua atenção para a área ao redor do seu coração. Para começar, é bom colocar a sua mão sobre o seu coração. Dê o exemplo colocando a mão sobre o seu coração.

✔ Agora faça de contas que você vai respirar para dentro e para fora da área do seu coração. Faça três longos movimentos respiratórios.

✔ Imagine que o seu corpo se sente bem ao sentar-se sob o calor do sol. Inspire num sentimento de calor solar.

Se você quiser saber mais sobre este tema e como usar esta tecnologia, em seu benefício e de seus pacientes, para atingir a coerência cardíaca, baixe gratuitamente o eBook “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

E aprenda mais sobre o cardioEmotion no curso “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

Tudo explicado de maneira clara, de simples compreensão e assimilação.

Não perca tempo, pois as vagas são limitadas.

➡ Curso em São Paulo 01 e 02/10/2016: Inscrições aqui.

 

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós-graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?