Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

O estresse na televisão, o seu lado bom e o lado ruim

O estresse na televisão, o seu lado bom e o lado ruim

No programa de Ana Maria Braga na Rede Globo da última segunda-feira, 19/09/2016, esta apresentadora abordou o tema estresse.

Ela começou falando sobre uma pesquisa realizada no Brasil, que mostrou os seguintes números:

✔ 63% dos entrevistados disseram que não sabem lidar com o estresse
✔ 34% dos entrevistados se declararam extremamente estressados, e quando perguntados sobre a causa desse estresse, eles mencionaram três causas principais:
✔ Relacionamentos pessoais
✔ Dificuldades financeiras
✔ Sobrecarga de trabalho

A seguir, o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, fez uma analogia, comparando uma pessoa a uma ponte; disse ele que uma ponte é construída para suportar uma determinada carga de peso, mas que, se houver uma sobrecarga, ela pode desabar. Da mesma maneira, segundo ele, o corpo humano também é capaz de suportar uma determinada carga de estresse, que, se for demasiada, pode ter como consequência o aparecimento de doenças chamadas psicossomáticas, como gastrite, doenças inflamatórias e distúrbios psiquiátricos.

Nós sabemos que o estresse é consequência de uma reação normal do corpo humano, e de outros animais, diante de uma ameaça, reação comumente descrita como de luta ou fuga. Sob o ponto de vista fisiológico, ela se caracteriza por uma ativação do sistema nervoso simpático, com consequente liberação de hormônios, principalmente adrenalina e noradrenalina.

Portanto, vista desta forma, essa é uma reação fisiológica normal e útil, em doses adequadas. Todavia, a persistência de fatores causadores de estresse pode levar a um desequilíbrio e ser prejudicial à saúde.

Em seguida, a apresentadora entrevistou Renato Grinberg, um palestrante motivacional e especialista em alta performance, autor do livro “A estratégia do olho do tigre”.

Renato disse que o excesso de estresse pode ter como sintomas iniciais ansiedade, dificuldade para dormir e alguns outros, mas que o estresse tem o seu lado bom. Inicialmente ele citou o fato de que o estresse nos deixa mais alertas, com alguns sentidos mais aguçados; e mencionou o exemplo de alguém que precisa fazer uma apresentação, dizendo que, se não fosse pelo estresse, talvez essa pessoa nem se preocupasse em preparar a apresentação.

Renato Grinberg destacou cinco lados positivos do estresse:

✔ O estresse representa uma oportunidade para futuro desenvolvimento pessoal e profissional
✔ Há uma recompensa em virtude de realizações que tiveram sucesso
✔ Isto aumenta a autoconfiança e ele mencionou que as pessoas confiantes na sua própria capacidade obtêm 40% mais de sucesso nos seus empreendimentos
✔ Este estado leva a um aumento da produtividade
✔ O estresse serve também para nos tirar da nossa zona de conforto

Pessoalmente, como escritor de blog posts, eu confesso que me sinto bem ao desenvolver uma ideia, desde o planejamento inicial até a revisão final. Certa vez, um amigo descreveu esta situação e a comparou a um “barato”, isto é, como se ela fosse um verdadeiro vício, já descrito por alguns como efeito da estimulação adrenérgica em níveis razoáveis e adequados.

Finalmente, esta parte do programa foi dedicada a conselhos de uma médica de estilo de vida, Dra. Daniela Cano, que recomendou, entre outras coisas, ter um “cantinho” em sua casa onde relaxar depois de um dia de trabalho.

Para completar este blog post, acho importante mencionar que, existe atualmente uma tecnologia que ajuda a identificar as causas, muitas vezes, invisíveis, de estresse continuado, que frequentemente é tão prejudicial à saúde.

Trata-se do biofeedback cardíaco.

Se você quiser saber mais sobre este tema e como usar esta tecnologia, em seu benefício e de seus pacientes, para atingir a coerência cardíaca, baixe gratuitamente o eBook “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

E aprenda mais sobre o cardioEmotion no curso “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

Tudo explicado de maneira clara, de simples compreensão e assimilação.

Não perca tempo, pois as vagas são limitadas.

➡ Curso em São Paulo 01 e 02/10/2016: Inscrições aqui.

 

 

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós-graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?