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Controle de estresse em estudantes de graduação usando o biofeedback cardíaco

Controle de estresse em estudantes de graduação usando o biofeedback cardíaco

Este estudo de Climov D. PhD da Pedagogical and Statistical Unit, Institut d’Enseignement Supérieur (IES) ParnasseDeux Alice, Haute Ecole Léonard de Vinci e foi concluído em setembro de 2008; o texto completo pode ser acessado aqui.

Objetivo

Escreve a autora que o objetivo deste estudo foi ajudar estudantes a superar o estresse e a ansiedade, através de uma técnica de controle do estresse baseada no biofeedback de coerência cardíaca. Este programa teve por objetivo permitir que eles se conhecessem melhor e ganhassem maior confiança nos seus recursos.

Sujeitos e métodos

Estudantes entre 18 e 24 anos de idade participaram voluntariamente; foram formados 3 grupos de aproximadamente 10 estudantes: dois grupos da “Université Catholique de Louvain” e um grupo da “Haute Ecole Léonard de Vinci, Institut d’enseignement supérieur ParnasseDeux Alice”.

No total, 26 estudantes participaram de quase 10 sessões. Destes participantes, 19 preencheram questionários para avaliar as suas pontuações de estresse, inibição social e afetividade negativa existentes no início da primeira sessão e no final da última sessão.

Conclusões

Escreve a autora que este estudo avaliou os efeitos de um programa de controle de estresse baseado no biofeedback cardíaco e em relaxamento.

O programa de controle do estresse usando o biofeedback cardíaco teve um impacto positivo e significativo sobre as variáveis psicométricas avaliadas neste estudo: o estresse, a afetividade negativa e a inibição social. Essas três variáveis ficaram significativamente abaixo após o programa, em comparação com os valores existentes antes dele.

Todos os estudantes consideraram que aprenderam técnicas úteis de controle do estresse (40% deles responderam que ficaram “muito satisfeitos” e 60% deles responderam que ficaram “satisfeitos”).

Das técnicas de gerenciamento do estresse exploradas neste programa, os estudantes apreciaram mais os relaxamentos estáticos associados à visualização do seu padrão de variabilidade da frequência cardíaca – VFC (HRV em inglês).

Finaliza a autora dizendo que o objetivo desta intervenção foi ajudar os estudantes a superar os níveis de estresse através de um novo método baseado no biofeedback cardíaco. Portanto, ela concluiu que este objetivo foi atingido.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.


Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

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