Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Efeitos do biofeedback cardíaco na regulação emocional e no desempenho de atletas universitárias

Efeitos do biofeedback cardíaco na regulação emocional e no desempenho de atletas universitárias

Esta é uma dissertação, que foi apresentada em maio de 2008 por Cynthia J. Tanis como um dos requisitos para obtenção do título de PhD da Capella University.

O texto completo da dissertação pode ser acessado aqui.

Resumo

Segundo a autora, o objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos do treinamento pelo biofeedback cardíaco na regulação emocional e no desempenho atlético de jogadoras universitárias de voleibol.

Também foi examinada a capacidade das participantes para se autorregularem e a percepção delas sobre esta intervenção.

O treinamento usando um dispositivo portátil de biofeedback cardíaco foi oferecido a 13 atletas durante seis sessões semanais.

Os resultados quantitativos apoiaram a hipótese de que a equipe e as 13 participantes se autorregularam livremente. Estes resultados não apoiaram a hipótese que esta intervenção melhorou o desempenho.

Uma possibilidade para a ocorrência deste achado foi a presença de um efeito de teto estatístico e de desempenho. Os resultados qualitativos revelaram uma percepção positiva da intervenção relacionada aos papeis das participantes como estudantes, atletas e membros de uma equipe.

Numerosos temas emergiram das entrevistas, que refletiram os benefícios da intervenção. (a) Um aprendizado sobre o biofeedback e a autorregulação, ao visualizar o ritmo cardíaco na tela do computador. (b) A melhora da percepção e de maior autocontrole. (c) Uma diminuição dos efeitos do estresse físico e mental relacionado à atividade acadêmica e atlética. (d) Um sentimento de bom estado físico e mental, o que melhorou o desempenho acadêmico e atlético. (e) Melhora da postura e da camaradagem da equipe como um todo.

Concluiu a autora que, embora pesquisas adicionais sejam recomendadas, os resultados desta inovação demostram potencial para melhorar o desempenho acadêmico e atlético nos esportes universitários.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

 

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?