Antes da cognição: a contribuição ativa do coração e do SNA na tomada de decisões intuitivas
O texto completo deste estudo de Gillin M. e col., cujo título original em inglês é “Before cognition: the active contribution of the heart/ANS to intuitive decision making as measured on repeat entrepreneurs in the Cambridge Thecnopole” pode ser acessado aqui.
Resumo
Empreendedores de sucesso são inovadores e apaixonados tomadores de risco, cujas ações são baseadas em intuições precisas sobre futuras oportunidades de negócios. Frequentemente, tais conhecimentos intuitivos antecipados envolvem a percepção de informação implícita sobre objetos e/ou eventos não locais pelos sistemas psicofisiológicos do corpo.
Experimentos recentes mostraram que a percepção intuitiva de um evento futuro está relacionada ao grau de significância emocional desse evento, e que, tanto o cérebro como o coração, estão envolvidos em processar uma resposta emocional pré-estímulo do evento futuro.
Este artigo relata os resultados preliminares de um estudo sobre a base psicofisiológica da intuição dos empreendedores – a parte da decisão empresarial e a ação que não é baseada na razão ou na lógica, ou em memórias ou extrapolações do passado, mas em preciso conhecimento antecipado (antevisão) do futuro.
Foi usada uma abordagem empírica de múltiplos métodos para avaliar a evidência da intuição não local, numa amostra de 10 empreendedores em série do Polo Tecnológico de Cambridge, na Inglaterra.
Com base nestes achados, foi levantada a hipótese que quanto mais o empreendedor possa manter a atenção coerente do interesse dirigida ao objeto de interesse, mais os sistemas psicofisiológicos do seu corpo terão acesso a este campo implícito do quantum holográfico de informação e, consequentemente, maior será o conhecimento intuitivo sobre o objeto de interesse.
A discussão também inclui uma avaliação dos achados da teoria do quantum holográfico da intuição (Bradley, 2006).
(Já discutido no post recente A psicofisiologia da intuição empresarial: uma teoria quântico-holográfica )
A coleta de dados sobre a atenção coerente do interesse e sobre a atividade do coração e do SNA (sistema nervoso autônomo) foi realizada através do biofeedback cardíaco.
Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários