Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Eficácia a curto prazo do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca domiciliar sobre perturbação do sono em pacientes com câncer incurável: um estudo randomizado

Eficácia a curto prazo do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca domiciliar sobre perturbação do sono em pacientes com câncer incurável: um estudo randomizado

Hasuo et al. (2020). Short-term efficacy of home-based heart rate variability biofeedback on sleep disturbance in patients with incurable cancer: a randomized open-label study. BMJ Supportive & Palliative Care, bmjspcare–2020–002324. doi:10.1136/bmjspcare-2020-002324.

Medicina Psicossomática, Universidade Médica de Kansai, Hirakata, Osaka, Japão

RESUMO

Objetivos

Os cuidados paliativos precoces supostamente contribuem para a qualidade de vida, melhorando as habilidades de enfrentamento em pacientes com câncer. Os objetivos do estudo são:

(1) Construir um sistema de autoenfrentamento que possibilite a realização de uma sessão de biofeedback de variabilidade cardíaca domiciliar (HRV-BF) com respiração ressonante em pacientes com distúrbio do sono e adquirir suas técnicas no início,

(2) examinar sua eficácia e viabilidade a curto prazo.

Métodos

Um estudo randomizado, de rótulo aberto e comparativo foi realizado na presença ou ausência de aparelho de biofeedback HRV doméstico com respiração ressonante usando um dispositivo biofeedback HRV antes da hora de dormir. Foram 50 pacientes com câncer incurável com distúrbio do sono submetidos a uma prática hospitalar de biofeedback HRV com respiração ressonante. O ponto final primário foi a taxa de mudança na eficiência do sono por 10 a 14 dias. A versão japonesa do Pittsburgh Sleep Quality Index (indicador subjetivo) e os parâmetros de sono da actigrafia (indicadores objetivos) foram utilizados para avaliações de sono.

Resultados

A taxa de conclusão e taxa de implementação do grupo biofeedback HRV (n=25) em domicílio foram de 96,0% e 91,4%, respectivamente. Este grupo apresentou uma melhora significativa na eficiência do sono, na duração do sono e no componente de baixa frequência do HRV. A latência do sono piorou nesse grupo, mas não foi observada diferença significativa.

Conclusões

Uma prática caseira de HRV-BF com respiração ressonante possibilitou adquirir suas técnicas no início e melhorar o sono e a função autônoma; portanto, nosso estudo mostrou alta eficácia e viabilidade de curto prazo necessárias para um sistema de auto-enfrentamento.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?