Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

A inteligência cardíaca

A inteligência cardíaca

Pelo fato do coração desempenhar um papel na criação da coerência fisiológica e de estar associado a emoções positivas e à intuição, não é surpresa que um dos laços mais fortes que unem as visões de diversas culturas e religiões com tradições espirituais através da história tenha sido uma consideração universal de que ele é a fonte do amor, sabedoria, intuição, coragem, etc.

Todos estão familiarizados com expressões como “ponha o seu coração nisso”, “aprenda com o coração” e outras similares. Elas sugerem um conhecimento implícito de que o coração é mais que uma simples bomba física, que mantém a vida. Tais expressões refletem o que é frequentemente conhecido como coração intuitivo ou espiritual.

Através da história, as pessoas se voltaram para o coração espiritual – também conhecido como a voz interna, a alma, ou o poder superior – como uma fonte de sabedoria e de orientação.

Sugeriu-se que os termos coração intuitivo e coração espiritual se referem ao nosso coração energético, que se acredita estar acoplado a uma parte mais profunda de nós mesmos. Muitos se referem a isso como o seu “eu superior”, ou o que o físico David Bohm descreveu como “nossa ordem implícita e totalidade indivisa”.

Nesse contexto, usa-se o termo sistemas energéticos para se referir a funções que não podemos medir diretamente, tocar, ou ver, como nossas emoções, pensamentos e intuições. Embora essas funções tenham fracas correlações com padrões de atividade biológica, elas permanecem secretas e escondidas da observação direta. Diversos cientistas notáveis têm proposto que tais funções operam principalmente no domínio de uma frequência que está fora do nosso tempo e espaço, e eles sugeriram alguns possíveis mecanismos que governam como essas funções são capazes de interagir com processos biológicos.

Como sabemos, o coração tem extensas conexões aferentes com o cérebro e pode modular a percepção e as experiências emocionais. Sugeriu-se também que coração físico também tem canais de comunicação que o conectam com o coração energético. Portanto, a intuição não local é transformadora e contém a sabedoria derivada do campo de informação superior da alma, até o sistema psicofisiológico, através do coração energético, e pode informar as nossas experiências e interações. Isto é chamado de coração inteligente.

A inteligência cardíaca é o fluxo da percepção superior e da intuição que experimentamos quando a mente e as emoções são colocadas em alinhamento síncrono com o coração inteligente.

Quando estamos centrados no coração e em coerência cardíaca, nós temos um melhor acoplamento e alinhamento com a nossa fonte mais profunda de inteligência intuitiva. Nós somos capazes de autorregular, de maneira mais inteligente, nossos pensamentos e emoções e, no decorrer do tempo, isto eleva a consciência e estabelece uma nova base interna fisiológica e psicofisológica.

Em outras palavras, há um maior fluxo de informação intuitiva, que é comunicado, através do sistema energético emocional, para os sistemas mental e o cerebral, resultando numa conexão mais forte com nossa voz interior mais profunda.

Tradução:

Implicit knowledge = Conhecimento implícito

Energetic Sensitivity = Sensibilidade energética

Nonlocal Intuition = Intuição não local

Fonte: heartmath.org

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.


Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?