Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Interconexão entre emoções coletivas humanas, geradores de números aleatórios e campo geomagnético

Interconexão entre emoções coletivas humanas, geradores de números aleatórios e campo geomagnético

Roger Nelson, antigo professor da Universidade de Princeton, cientista chefe do Global Consciousness Project – GCP (Projeto de Consciência Global), fornece evidência da existência de uma interconexão entre emoções coletivas humanas e eventos globais.

O GCP mantém uma rede mundial de geradores de números aleatórios (GNA) que produziu resultados que sugerem que as emoções humanas afetam a aleatoriedade desses dispositivos eletrônicos, de uma maneira globalmente correlacionada.

Nelson disse sobre o projeto que “O GCP é um experimento de longo prazo que faz perguntas fundamentais sobre a consciência humana. Ele fornece evidência de efeitos da atenção humana sincronizada – operacionalmente definida como consciência global – numa rede que cobre todo o mundo com dispositivos físicos. Há múltiplos indicadores de estruturas de dados anômalos, que estão correlacionados especificamente com momentos importantes para os seres humanos. Estes achados sugerem que algum aspecto da consciência pode criar efeitos diretamente sobre o mundo material. Esta é uma noção provadora, mas, é a mais viável de diversas explicações alternativas”.

Nelson também descobriu clara evidência de que eventos maiores, definidos pelo número de pessoas engajadas, e o nível de “importância” delas, produz maiores efeitos sobre a rede global. Um achado interessante é uma correlação significativa entre eventos globais, que despertam um alto nível de emoções de uma grande parte da população mundial e períodos gerados de ordem não aleatória pelos GNAs.

Por exemplo, múltiplas análises de redes independentes durante os ataques terroristas que aconteceram nos Estados Unidos na manhã de 11 de setembro de 2001, estão correlacionadas com um grande e significativo desvio da produção da rede global de GNAs. Embora os mecanismos de como as emoções humanas criam maior coerência da aleatoriedade desta rede global ainda não sejam conhecidos, os dados mostram claramente que este efeito existe. Mais ainda, os dados mostram que a odds-ratio é de mais de 1 bilhão para 1.

Quando um evento é caracterizado por profunda e disseminada compaixão, os efeitos sobre os GNAs são mais fortes, o que pode ser explicado pelo fato de que a compaixão é relacionada à interconexão e ao engajamento com emoções positivas. Quando nós temos verdadeiros sentimentos de compaixão, nós tendemos a mudar para um estado fisiológico mais coerente, e consequentemente, irradiamos ondas magnéticas coerentes para o ambiente.

A compaixão é um estado emocional que une as pessoas e as torna coerentes. Nós investimos uma pequena parte de nosso ser individual para conectar com outros e, como indicam os dados dos GNAs, com o ambiente global. Um estudo que examinou os dados do GCP entre 1998 e 2008 comparou a polaridade baseada no campo magnético interplanetário (CMI) com eventos mundiais definidos pelo GCP, tais como meditações, comemorações, catástrofes naturais, ou violência. Os resultados deste estudo sugerem que os desvios dos GNAs podem depender de uma polaridade do CMI, coincidente com condições emocionalmente significativas e/ou mudanças da entropia.

O GCP investigou diversos modelos teóricos que podem potencialmente explicar o efeito global que está sendo detectado na rede.

Para ver os resultados desta investigação, veja o nosso próximo post.

Fonte: https://www.heartmath.org/research/science-of-the-heart/global-coherence-research/

Participe do curso: Mindfulness e Neurociência – Dias 24 e 25 de Junho de 2017, São Paulo

Mindfulness é o cultivo de uma certa qualidade da mente que emerge ao se prestar atenção às experiências do momento presente, de forma intencional, com uma atitude de curiosidade, e abertura e aceitação compassiva em relação a cada experiência.

Para mais informações:  https://www.cardioemotion.com.br/workshop-mindfulness-e-neurociencia/


Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?