O biofeedback cardíaco para a redução de estresse psicológico durante o pós-parto imediato
Este estudo de Kudo M. e col., foi publicado online em Appl Psychophysiol Biofeedback. 20 de setembro de 2014; 39(3-4): 203–211. doi: 10.1007/s10484-014-9259-4.
Resumo
Este estudo examinou a eficácia da intervenção através do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (VFC, ou HRV em inglês) para a redução do estresse psicológico em mulheres no período pós-parto precoce.
No quarto dia após o parto, 55 sujeitos de pesquisa saudáveis receberam uma breve explicação sobre o biofeedback VFC. Entre eles havia 25 mães, que concordaram realizar a intervenção em casa, foram agrupadas como um grupo biofeedback, sendo outras 30 mães foram agrupadas como grupo controle.
Um mês após o parto, houve uma diminuição significativa do total da contagem da Escala Edinburgh para Depressão Pós-natal (p < 0,001) no grupo biofeedback; essa mudança foi ocasionada principalmente pela diminuição de itens relacionados à ansiedade, ou à dificuldade para dormir.
Também houve um aumento significativo do desvio padrão do intervalo normal entre os batimentos cardíacos (p < 0,01) das medidas em repouso da VFC do grupo biofeedback, após ajuste para potenciais covariáveis.
Em conclusão, as mulheres que realizaram intervenção com o biofeedback VFC após o parto estiveram relativamente sem ansiedade e queixaram-se menos de dificuldade para dormir, um mês depois do parto.
Embora os efeitos positivos do biofeedback VFC possam ser parcialmente atribuídos aos efeitos da intervenção, devido ao seu resultado clínico, o biofeedback VFC parece ser recomendável para muitas mulheres no período pós-parto, como uma medida viável para promover a saúde após o nascimento.
Já existe no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion. Para saber mais sobre o cardioEmotion baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou faça o curso que tem o mesmo nome. O próximo curso será realizado pela NPT no Rio de Janeiro, nos dias 09 e 10 de dezembro.
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários