Os efeitos do biofeedback HRV no tratamento de depressão após acidente vascular cerebral
Este artigo é baseado em uma publicação de Li X. e col. em
Chin Med J (Engl). 2015 Sep 20; 128(18): 2542–2545, doi: 10.4103/0366-6999.164986, que pode ser acessada aqui.
Segundo os autores, a depressão após acidente vascular cerebral é uma das complicações mais comuns das doenças cerebrovasculares. Tratamento medicamentoso e terapia cognitiva-comportamental são dois métodos comumente usados no atual tratamento clínico deste tipo de depressão.
Todavia, cada um destes métodos tem as suas desvantagens: o primeiro deles tem problemas como um lento início de ação e diversos efeitos colaterais, e, frequentemente, os pacientes apresentam uma má resposta à segunda alternativa citada.
Recentemente, cientistas começaram a usar a técnica de biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (VFC, em inglês HRV) para tratar estes pacientes com depressão e encontraram eficácia clínica significativa. O biofeedback VFC requer que os pacientes sincronizem as oscilações da frequência cardíaca e façam respiração abdominal lenta (aproximadamente 6 vezes por minuto), numa frequência de ressonância de 0,1 Hz.
O objetivo deste estudo foi examinar o impacto do biofeedback VFC sobre a melhora emocional destes pacientes e explorar o potencial desta abordagem eficaz, sem efeitos adversos, para obter uma recuperação mais abrangente.
Este estudo foi realizado em 24 pacientes, randomizados para um grupo com biofeedback VFC e um grupo controle. Todos os pacientes receberam tratamentos regulares de reabilitação, psicoterapia e fluoxetina (20 mg por dia).
Os autores concluíram que os achados sugerem que o tratamento com o biofeedback VFC foi um adjuvante eficaz para os pacientes com depressão após acidente vascular cerebral, especialmente na melhora dos níveis de depressão e dos distúrbios do sono.
Psicólogos e psiquiatras, já existe no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion. Para saber mais sobre o cardioEmotion baixe gratuitamente o ebook “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”, e/ou inscreva-se no curso que tem o mesmo título, que será ministrado em São Paulo em 28 e 29 de outubro de 2017.
Assim, você aprenderá mais sobre os fundamentos e sobre como usar esta utilíssima tecnologia, totalmente desenvolvida no Brasil, e os benefícios do atingimento da coerência cardíaca.
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários