Este artigo de Mather M. e Thayer J. F. foi publicado em Current Opinion in Behavioral Sciences, em fevereiro de 2018, volume 19, pags. 98-104. Destaques Respirar na frequência de 10 segundos (0,1 Hz) tipicamente aumenta a amplitude das oscilações da frequência cardíaca. A prática diária de aumentar as oscilações da frequência cardíaca melhora o …
Destaques A VFC (Variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) em repouso mediada pelo vago está inversamente relacionada à proporção de tempos de reação muito lentos. A VFC em repouso mediada pelo vago não está significativamente associada à variabilidade de tempos rápidos de reação comuns. Indivíduos com maior VFC em repouso mediada pelo vago …
Este artigo de O’Rourke M. A. e col. foi publicado no Journal of Clinical Oncology. Introdução Os efeitos tardios do câncer e o seu tratamento incluem dor, fadiga, estresse e depressão, todos estes sintomas mediados por disfunção do Sistema Nervoso Autônomo (SNA). A coerência cardíaca é uma medida estabelecida da função autonômica ótima, sendo atingida …
Este estudo de Streeter C. C. e col., publicado online no The Journal of Alternative and Complementary Medicine Vol. 23, No. 3, em março de 2017, foi um estudo randomizado e controlado. Este estudo foi aprovado pelo Boston University Medical Center (BUMC) Institutional Review Board. Resumo Objetivos As metas deste estudo foram avaliar os efeitos …
Este é um estudo de Jester D. J. e col., do Departamento de Psicologia da Universidade de Wisconsin, USA, publicado online em 30 de janeiro de 2018. Resumo Objetivos: Duas décadas de pesquisas com o biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (VFC, ou HTV em inglês) focaram em populações de adolescentes e de adultos com …
Comentários