Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Treinamento da VFC para controlar sintomas em sobreviventes de câncer

Treinamento da VFC para controlar sintomas em sobreviventes de câncer

Este artigo de O’Rourke M. A. e col. foi publicado no Journal of Clinical Oncology.

Introdução

Os efeitos tardios do câncer e o seu tratamento incluem dor, fadiga, estresse e depressão, todos estes sintomas mediados por disfunção do Sistema Nervoso Autônomo (SNA). A coerência cardíaca é uma medida estabelecida da função autonômica ótima, sendo atingida quando os intervalos entre as sístoles cardíacas aumentam ou diminuem com um ritmo suave da respiração. Alta coerência está associada a melhores estado de humor, cognição, função executiva e troca pulmonar de gases.

Os sobreviventes de câncer têm VFC (Variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) mais baixa que os controles. As baixas VFCs têm sido associadas a mortalidade precoce, inflamação e outras consequências intermediárias adversas.

O treinamento com o biofeedback da VFC melhora a coerência cardíaca, restaura a saúde autônoma e diminui os sintomas acima mencionados. O biofeedback VFC não é um tratamento farmacológico, é barato e se mantém. Este artigo descreve um estudo de viabilidade com o biofeedback VFC em sintomas em sobreviventes de câncer.

Métodos

Num ensaio clínico randomizado e com inclusão por lista de espera, 179 sujeitos foram selecionados, 35 deles foram incluídos e 31 deles completaram o protocolo do estudo.

Os participantes no braço submetido à intervenção receberam treinamento com o biofeedback VFC semanalmente, por até seis semanas. Os resultados foram avaliados na situação basal (pré) e após a semana seis (pós), e incluíram coerência cardíaca mais o Brief Pain Inventory (BPI), Multi-Dimensional Fatigue Inventory (MFI), Perceived Stress Scale (PSS) e Beck Depression Inventory II (BDI-II). Os dados foram analisados usando modelos lineares mistos para medidas repetidas (SAS Proc Mixed).

Resultados e conclusões

Realizar treinamento com o biofeedback VFC em sobreviventes de câncer é viável na clínica. Este estudo forneceu evidência preliminar que o treinamento com o biofeedback VFC em sobreviventes de câncer melhora a coerência cardíaca e diminui a dor, fadiga, estresse e a depressão. O treinamento com o biofeedback VFC tem potencial para controlar sintomas em sobreviventes de câncer. Estudos controlados e multicêntricos estão indicados.

Você sabe que existe no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, desenvolvida por nós da Neuropsicotronics?

Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado várias vezes por ano em diferentes locais (incluir link) e ministrado por:

Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?