Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

A coerência cardíaca e os gastos com a saúde: um estudo de grupos sobre a relação custo/benefício

A coerência cardíaca e os gastos com a saúde: um estudo de grupos sobre a relação custo/benefício

Este é um estudo de W. Bedell e cols. publicado em Alternative Therapies, jul/aug 2010, VOL. 16, NO. 4.

O estresse crônico está entre os problemas mais caros de saúde, em termos de custos diretos, absenteísmo, invalidez e padrões de desempenho. Uma organização religiosa identificou o estresse entre o seu clero como uma grande causa de queixas de saúde acima da média e contratou especialistas para ajudar os participantes a gerenciar o estresse e aumentar a resiliência psicológica.

Um programa de revitalização de seis semanas, usando uma ferramenta de biofeedback cardíaco, foi selecionado. De 2006 até 2007, a realização de uma avaliação de riscos de saúde forneceu pastores elegíveis para participar do mencionado programa, ou de um programa de gerência de estilo de vida.

Os resultados desse ano foram avaliados através de uma pesquisa de estresse e bem estar. Dos 313 participantes que completaram a pesquisa, 149 completaram o programa de gerenciamento do estresse, através do biofeedback cardíaco, e 164 completaram o programa de gerência do estilo de vida. O bem star, a gerência do estresse, a resiliência e a vitalidade emocional melhoraram significativamente no primeiro grupo, em comparação com o segundo.

Numa análise dos dados referentes aos custos das queixas de saúde em 2007 e 2008, 144 pastores que participaram do programa de gerência do estresse foram comparados com 343 não participantes (grupo controle). Os custos médicos ajustados foram reduzidos em 3,8% no grupo do controle do estresse, em comparação com um aumento de 9,0% no grupo controle. Em relação aos custos ajustados de farmácia, um aumento de 7,9% foi encontrado no grupo do controle do estresse, em comparação com um aumento de 13,3% ocorrido no grupo controle.

A economia total em 2008, resultante do programa de controle do estresse foi estimada em 585 dólares americanos por participante, gerando um retorno sobre o investimento de 1,95 : 1. Estes achados mostram que o programa de redução dos efeitos do estresse e as técnicas de construção da coerência cardíaca podem reduzir os custos dos cuidados com a saúde.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download gratuito do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?