Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Reiki como cuidado de enfermagem em pessoas com ansiedade no âmbito da estratégia Saúde da Família

Reiki como cuidado de enfermagem em pessoas com ansiedade no âmbito da estratégia Saúde da Família

O título acima mencionado é de uma dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Saúde da Família.

A autora é Luciana Rodrigues Cordeiro e esta dissertação foi aprovada pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Saúde da Família, em 2016.

O texto integral da dissertação pode ser acessado aqui. 

Resumo

Este estudo teve a finalidade de analisar a contribuição do Reiki como proposta de cuidado de enfermagem em pessoas com ansiedade na Estratégia Saúde da Família, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará pelo parecer n° 1233393.

Foi realizado em um Posto de Saúde em Fortaleza-Ceará, durante as atividades laborais da autora, que é mestre de Reiki.

Métodos

A metodologia utilizada foi quantitativa, descritiva e de intervenção; foram incluídos 56 pacientes, que receberam tratamento com Reiki. O protocolo de coleta dos dados continha características sociodemográficas, sensações durante a aplicação de Reiki e informações numéricas obtidas por um aparelho de biofeedback, o cardioEmotion, ligado por um sensor ao paciente e ao computador, para a coleta de dados.



Foram obtidos relatos dos participantes sobre sua percepção de ansiedade, sensações durante a intervenção e descrições sobre o cuidado com Reiki.

Os dados foram compilados no Microsoft Word 2007, Microsoft Excel 2007, IBM® SPSS® Statistics Base versão 19, e aplicou-se os testes T, qui-quadrado, Wilcoxon e Fisher.

A maioria dos participantes (82,6 %) era do sexo feminino, mais da metade (60,5 %) eram católicas e 79,1% estavam na faixa etária de 20 a 60 anos. Estavam com ansiedade 82,6 % dos participantes, que descreveram sintomas físicos, emocionais e mentais.

Resultados

A intervenção com Reiki, como cuidado de enfermagem, junto com o ensino da técnica de respiração, promoveu: aumento do estado de coerência cardíaca, cuja média aumentou de nove (antes) para 31 (após), ou seja, o ritmo cardíaco entrou em sincronia e ressonância com o ritmo respiratório, havendo auto regulação do SNA, com aumento do intervalo de tempo da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), que proporcionou maior relaxamento e consequentemente respiração menos tensa e fisiológica, além de redução da frequência cardíaca média, que passou de 77 bpm (antes) para 73 bpm (depois).

Verificou-se satisfação, bem estar, relaxamento e redução dos níveis de estresse; houve influência sobre a saúde funcional e sobre os estados neurocognitivos, estímulo à espiritualidade, além de melhora no autocontrole e nas relações sociais.

Conclusão

O Reiki é uma terapia simples, porém completa para o aumento da qualidade de vida. Os resultados demonstram a importância da inserção das Práticas Integrativas e Complementares na Estratégia Saúde da Família no Brasil.

Comentário do autor deste artigo

Este é um exemplo do uso do Reiki, associado ao cardioEmotion, para que pacientes com estresse pudessem atingir a coerência cardíaca e, consequentemente, desfrutar os benefícios acima mencionados.


Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

 

 

 


Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?