Coerência cardíaca: uma nova modalidade não farmacológica para baixar a pressão arterial em pacientes hipertensos
Este artigo de Alabdulgader A. A. foi publicado em Glob Adv Health Med. 2012 May;1(2):56-64. doi: 10.7453/gahmj.2012.1.2.011. e o texto completo pode ser acessado aqui.
Pano de fundo
De acordo com o autor, este estudo examinou a eficácia do ensino de técnicas de autorregulação emocional baseadas em treinamento para atingir a coerência cardíaca como um meio para baixar rapidamente a pressão arterial (PA) em pacientes hipertensos. Estudos prévios demostraram reduções sistêmicas da PA em populações com alto nível de estresse e em pacientes diagnosticados com hipertensão arterial usando esta abordagem, mas, até onde sabemos, uma investigação da capacidade de produzir redução imediata da PA ainda não foi publicada na literatura médica.
Delineamento e métodos
Este estudo foi randomizado e controlado em 62 pacientes hipertensos, que foram divididos em três grupos. O grupo 1 tomava medicação anti-hipertensiva, e foi ensinado a praticar técnicas de autorregulação que usaram um dispositivo para atingir a coerência cardíaca; o grupo 2 ainda não tomava anti-hipertensivos e foi treinado da mesma forma usada no grupo 1 a atingir a coerência cardíaca; o grupo 3 tomava anti-hipertensivos, mas não recebeu o treinamento acima mencionado e foi instruído para apenas relaxar quando a PA fosse medida.
Foi realizada uma análise de covariáveis para comparar a eficácia das três diferentes intervenções para reduzir a PA dos participantes.
Resultados
O uso do dispositivo para atingir a coerência cardíaca foi associado a uma redução significativamente maior da PA média nos dois grupos que foram treinados para usar esta técnica, em comparação com o grupo controle.
Além disso, o grupo que não tomou a medicação anti-hipertensiva também teve uma redução significativamente maior da PA sistólica que o grupo controle.
Conclusões
Concluiu o autor que estes resultados sugerem que as técnicas de autorregulação que incorporam a geração intencional de emoções positivas para facilitar a mudança para um estado de coerência psicofisiológica, chamado de coerência cardíaca, são uma abordagem eficaz para baixar a PA.
Esta abordagem para reduzir a PA deve ser considerada uma opção simples e eficaz, que pode ser facilmente ensinada aos pacientes para baixar rapidamente a PA em situação de estresse.
Esta técnica deve ser especialmente útil quando os pacientes hipertensos estão experimentando emoções estressantes, ou reações a fatores estressores. É possível que as reduções da PA associadas ao uso das técnicas de autorregulação psicofisiológica levem a uma mudança do ponto de referência para a regulação homeostática da PA.
Ainda segundo o autor, estudos adicionais em grande escala devem ser implementados e estas técnicas de obtenção da coerência cardíaca devem ter um impacto significativo na redução do risco de mortalidade e de morbidade em pacientes hipertensos.
—
Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários