Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Como um sorriso pode desencadear no temido estresse

Como um sorriso pode desencadear no temido estresse

Um estudo sobre respostas não verbais, publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, mostra como os sorrisos de ouvintes podem impactar positiva ou negativamente uma pessoa.

Este estudo foi liderado por Jared Martin, investigador da Universidade de Wisconsin-Madison dos Estados Unidos. Foram analisadas as reações de palestrantes, que viram três diferentes tipos de expressões faciais como avaliação (feedback não verbal). Foram medidos os níveis de cortisol e a frequência cardíaca em 90 palestrantes (todos do sexo masculino).

A conclusão foi que há sorrisos “maus”, capazes de elevar o nível de estresse de palestrantes. O Dr. Martin comentou que “as expressões faciais regulam o mundo e temos essa intuição, mas não há muita evidência científica sobre este fato. Nossos resultados mostram que uma diferença sutil das expressões faciais pode impactar a forma como palestrantes se sentem avaliados”.

Sabemos que uma das consequências de elevados níveis de estresse é a depressão.

Uma reportagem publicada esta semana mostra que a depressão está sendo considerada o “mal do século”.

Especialistas consideram que “uma sensação de desajuste perante o mundo, um vazio que preenche cada fração do tempo, uma quietude desesperadora, um abatimento que deixa tudo sem cor, uma lentidão inconcebível, um profundo desinteresse pela vida. Tudo isso junto, em diferentes níveis de intensidade, constitui um verdadeiro mal”.

Segundo um relatório da OMS de 2017, são 322 milhões de pessoas afetadas no mundo, quase a população dos Estados Unidos. No Brasil, esse mal atinge 11,5 milhões – praticamente o número de habitantes da cidade de São Paulo. E as perspectivas no médio prazo preocupam: em 2030, a depressão será a doença mais comum entre nós.

Em muitos casos é relativamente fácil identificar os fatores causadores do estresse e da depressão. Todavia, em outros casos, esses fatores não são tão claros e podem estar profundamente enterrados em nosso subconsciente. Como fazer então para identifica-los, de modo a permitir um tratamento eficaz?

Existem maneiras de fazer isto, e, entre elas, destaca-se o emprego do cardioEmotion, que é uma ferramenta complementar-integrativa desenvolvida no Brasil pela Neuropsicotronics.

Muitos psicólogos e psiquiatras já estão usando o cardioEmotion com sucesso, através do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca, (VFC, ou HRV em inglês), que permite treinar os pacientes a atingir um estado de coerência cardíaca.

Para saber mais sobre o cardioEmotion e como usá-lo adequadamente, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso que tem o mesmo nome.

Este curso é atualmente ministrado algumas vezes por ano por:

Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Veja as próximas datas e locais onde os cursos serão realizados clicando aqui.

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?