Efeitos do biofeedback VFC em pacientes com dor crônica na nuca
Este estudo piloto informa que estudos recentes focando em disfunções do sistema nervoso autônomo (SNA), juntamente com modelos patofisiológicos teóricos de distúrbios musculoesqueléticos, indicam o envolvimento da regulação do SNA no desenvolvimento e na manutenção de dores musculares crônicas.
Pesquisas demonstraram a eficácia do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (VFC, ou HRV em inglês) para aumentar a VFC e reduzir sintomas de diferentes distúrbios caracterizados por aberrações do SNA.
Escreveram os autores que “Este estudo investigou os efeitos da frequência de ressonância cardíaca sobre a regulação autônoma e a percepção da saúde, a dor, o estresse e a incapacidade em 24 sujeitos com dor crônica na nuca e nos ombros relacionada ao estresse”.
Doze sujeitos participaram de 10 sessões semanais de biofeedback VFC ressonante e foram comparados com um grupo controle. Relatos subjetivos e medidas do biofeedback VFC durante o relaxamento e em resposta a um protocolo padrão para estresse foram avaliados em ambos os grupos, antes e depois da intervenção.
Interações grupo x tempo revelaram um aumento significativamente mais forte, no decorrer do tempo, sobre a percepção de saúde (SF – 36) no grupo submetido a tratamento, incluindo a vitalidade, dor corporal e relacionamentos sociais. Interações também foram vistas na VFC durante o período de relaxamento e a reatividade ao estresse.
Concluem os autores que “O presente estudo piloto indica melhora da percepção da saúde durante intervenção por 10 semanas, realizada pelo biofeedback VFC, em sujeitos com dor crônica na nuca e nos ombros. Aumento da VFC em repouso, bem como melhora da reatividade da força do aperto de mão em testes pressóricos frios podem refletir efeitos benéficos sobre a regulação do SNA, e sugerem que este protocolo de intervenção é adequado para a realização de um ensaio controlado numa maior amostra de pacientes”.
Quero agora destacar que existe no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa para realizar o biofeedback VFC, o cardioEmotion.
Esta ferramenta foi criada e desenvolvida por mim na Neuropsicotronics, e inúmeros psicólogos e psiquiatras a estão usando em benefício de seus pacientes.
Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o ebook “Como tornar visível o invisível”, e/ou inscreva-se em um de nossos cursos que têm o mesmo nome e que são ministrados várias vezes por ano em diferentes locais.
—
Sobre o autor deste post:
Dr. Marco Fabio Coghi
- Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da Instituto Intelectus Treinamento e Cursos.
Comentários