Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Redução de estresse por biofeedback cardiovascular em empresa incubada

Redução de estresse por biofeedback cardiovascular em empresa incubada

cardioEmotion Home, a biossolução do estress

Este é um resumo do trabalho apresentado pelo autor Marco F. Coghi no 13° Congresso de Stress do ISMA, em 2013.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos de um treinamento psicofisiológico sobre a redução de estresse em 32 sujeitos, empregados de uma pequena empresa inovadora incubada num centro de incubação e empreendedorismo, em São Paulo.

O programa, com duração de 13 semanas, constou de atividades de treinamento cardiovascular respiratório, com duração diária de 10 a 20 minutos, isoladamente, e monitorado por facilitador treinado.

A coerência cardíaca é um estado psicofisiológico único, observado no traçado do eletrocardiograma, resultado do equilíbrio do sistema nervoso autônomo.

A avalição feita antes e depois da intervenção revelou expressiva redução de estresse analisado pela Escala de Estresse no Trabalho (EET): o estresse máximo foi reduzido em 62% e o estresse mínimo (eustresse) aumentou em 52%.

Os sujeitos relataram, ainda, aumento na estabilidade emocional (96%), redução de 44% do estresse emocional, melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais (40%). O estudo revelou ainda os principais agentes estressores atuantes na organização.

O treinamento no estado de coerência cardíaca monitorado por biofeedback cardiovascular é um valioso instrumento complementar-integrativo para redução de estresse por autorregulação simpático-vagal, útil para ser utilizado também nas empresas. Além do estresse, os sujeitos sentiram aumento da estabilidade emocional e da melhora no relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa, enfim, do bem-estar emocional.

A importância deste trabalho reside em demostrar que é possível reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida e do bem-estar em empresas por autorregulação fisiológica e sem uso de fármacos.

Como ferramenta de monitoramento e treinamento foi utilizado um programa de biofeedback cardiovascular focado na frequência de ressonância cardiorrespiratória máxima (coerência cardíaca), o cardioEmotion.

A empresa em foco é uma pequena empresa no ramo de adesivos especiais, incubada no num centro de inovação, empreendedorismo e tecnologia no campus da Universidade de São Paulo, em São Paulo. Na época, a empresa contava com 32 colaboradores, incluindo a diretoria. A empresa prosperou e se diplomou, ou seja, saiu da condição de empresa incubada, poucos meses após a conclusão deste estudo.

 Para saber mais detalhes sobre este estudo clique aqui!

Sobre o autor: Marco F. Coghi é pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda, com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?