Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Entrevista com Rose Fukue

Entrevista com Rose Fukue

Em 22/06/2017 noticiamos em nosso blog que o programa Bem Estar da Rede Globo, canal G1 entrevistou, no dia 15 de junho de 2017, Rose Fukue, psicóloga e neuropsicóloga responsável pelo programa de tratamento da dor de cabeça no Headache Center Brasil, o primeiro centro especializado no tratamento da dor de cabeça no Brasil, e pesquisadora no setor de Cefaleias da UNIFESP, que falou sobre o tema enxaqueca.

Reveja a entrevista dela aqui.

A nosso pedido, Rose nos concedeu uma entrevista. Veja, a seguir, as nossas perguntas e as respostas dela:

Hytrade: Há quanto tempo a senhora usa o biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (cardioEmotion)?

Rose: No Headache Center Brasil, utilizo há aproximadamente 1 ano.

Hytrade: Em sua opinião, quais são as principais utilidades do uso do biofeedback HRV?

Rose: No controle do estresse e da ansiedade e, consequentemente, na redução das crises de enxaqueca, em número de dias e em intensidade.

Hytrade: Em sua opinião, o cardioEmotion é fácil de usar?

Rose: É um equipamento complexo, mas muito simples e fácil de utilizar no dia-a-dia; os pacientes conseguem compreender facilmente.

Hytrade: Em quais casos a senhora acha que o biofeedback HRV traz mais benefícios para os pacientes? A senhora poderia citar algum estudo de caso de seus pacientes?

Rose: Acredito que é benéfico para todos, porém, para os pacientes cujos maiores gatilhos da dor de cabeça são a ansiedade e o estresse, os benefícios são maiores.

Por exemplo: Paciente de 40 anos, administradora de empresas, cujas crises sempre eram piores no trabalho, ou seja, durante a semana. A partir do momento em que passou a fazer a psicoterapia, identificou o gatilho e passamos a fazer 20 minutos de biofeedback durante as sessões. O seu estresse diminuiu consideravelmente e sua dor de cabeça também diminuiu para quase zero ao mês. Ela manteve quase a mesma rotina, o que mudou foi a forma como ela reagia diante dos problemas.

Hytrade: A senhora acha interessante os pacientes terem o cardioEmotion instalado em seus computadores pessoais para uso individual em casa?

Rose: Seria excelente se eles pudessem ter esta ferramenta para praticarem diariamente, e os resultados seriam ainda melhores. Contudo, se não houver o suporte de um psicólogo orientando o paciente, os resultados não serão tão bons. No formato que utilizo, aqui no Headache Center Brasil, como parte da sessão e não como um exercício isolado, os resultados são potencializados. E, se meus pacientes puderem ter o cardioEmotion em casa, esta será uma parte da tarefa doméstica.

Hytrade: Na sua experiência, os pacientes conseguem aprender a atingir a coerência cardíaca com facilidade?

Rose: Depende do caso, e os pacientes mais ansiosos levam mais tempo. Precisamos começar com sessões mínimas (5 a 10 minutos) na potencia leve e ir aumentando gradativamente, intercalando com a terapia verbal. Neste aspecto, a presença do psicólogo faz um diferencial imenso, auxiliando e tranquilizando os pacientes, para que eles não desanimem e não percam a paciência.

Hytrade: Qual a importância do atingimento da coerência cardíaca no tratamento do estresse e de suas consequências?

Rose: A partir do momento em que o paciente atinge a coerência cardíaca, seu estado fisiológico é regulado, equilibrando assim seu estado emocional; o melhor é que isto auxilia este estado a se manter por períodos mais longos, ou seja, por dias, e, para alguns, até a próxima sessão.

Agradecemos a Rose pelas excelentes respostas.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.


Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?