Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

A intuição segundo Jay Acunzo

A intuição segundo Jay Acunzo

Jay Acunzo é um podcaster premiado, orador dinâmico e um cara incomodado pelo pensamento convencional. No Google, ele trabalhou como estrategista de mídia digital, o que lhe ensinou a usar as mudanças de hoje de maneira vantajosa, e como repetir o processo de tentativa e erro geralmente leva a um trabalho obsoleto.

Depois de trabalhar para várias startups online, incluindo o HubSpot, como chefe de conteúdo, Jay desenvolveu uma paixão por encontrar maneiras de usar sua própria personalidade e aspirações para afetar positivamente seus resultados. Hoje, como criador de várias séries da web sobre o significado do trabalho, incluindo o seu show semanal “Unthinkable” (Impensável), Jay gasta seu tempo estudando como é formado o pensamento convencional, e compartilha histórias das pessoas que se atrevem a questiona-lo.

Ao longo da última década, as estratégias de conteúdo construídas por Jay, a partir do zero, para empresas de tecnologia, produziram séries que prendem a atenção para editores e marcas desafiadoras, e até ajudaram a escalar uma empresa de capital de risco através de um podcast.

Seu trabalho foi citado em cursos na Harvard Business School, por escritores do Washington Post, Fast Company e Forbes, e por investidores no Shark Tank da TV. Hoje, Jay apresenta shows e trabalha com equipes que aspiram ser as exceções a todos os pensamentos convencionais em seu nicho.

Vamos resumir o que Jay Acunzo tem a dizer sobre intuição.

Ele diz que a intuição pode se resumir a quatro aspectos fundamentais:

  1. O próprio empoderamento: ele diz que isto é não ter medo ou vergonha de, por exemplo, como geralmente fazem as crianças, dar-se o direito de tomar iniciativas, a partir de ideias próprias;
  2. Prioridade: em geral, as pessoas priorizam as tarefas reativas e repetitivas como ler e responder e-mails, cuidar de atividades sociais, mas nunca priorizam o pensamento criativo;
  3. Proatividade: em outras palavras, tomar iniciativa e seguir adiante. Se você não decidir o que fazer, alguém decidirá por você;
  4. Internalizar o seu processo de pensamento: isto é, buscar conhecimento dentro de você mesmo; em latim, a palavra intuire significa conhecimento que vem de dentro; desenvolver a habilidade de buscar conhecimento dentro de você mesmo.

Dito isto, fica claro que é possível desenvolver a habilidade de buscar conhecimento dentro de nós mesmos.

Conforme nosso post “Acessando a intuição”, sabemos também que esta busca interna é favorecida quando estivermos em coerência cardíaca; é possível acessar a inteligência intuitiva de forma mais efetiva, primeiro entrando em um estado coerente, acalmando conversações mentais e agitação emocional e prestando atenção às mudanças em nossos sentimentos, um processo que traz sinais intuitivos para a consciência.

A coerência cardíaca pode ser obtida através de treinamento com uma ferramenta complementar integrativa, como o cardioEmotion.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.


Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?