Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

O biofeedback HRV como auxiliar da exposição na TCC acelera a redução dos sintomas do estresse pós-traumático

O biofeedback HRV como auxiliar da exposição na TCC acelera a redução dos sintomas do estresse pós-traumático

Este é um estudo piloto de Witteveen A. B. e col. publicado online em 07 de março de 2015, em Appl Psychophysiol Biofeedback. 2015; 40(1): 25–31. Doi: 10.1007/s10484-015-9268-y e o texto completo pode ser acessado aqui

Resumo

Escrevem os autores que embora a terapia cognitiva comportamental focada em trauma (TCC-FT) com exposição seja um tratamento eficaz do estresse pós-traumático (PTSD = posttraumatic stress disorder), nem todos os pacientes se recuperam.

A adição do biofeedback HRV à exposição na TCC-FT foi sugerida como uma técnica complementar promissora para melhorar a recuperação dos sintomas da PTSD. Os pacientes (n = 8) com PTSD crônica foram randomizados para receber TCC-FT, ou a TCC-FT com exposição complementar ao biofeedback HRV.

Os sintomas da PTSD foram medidos antes, durante e após a TCC-FT com a Escala Revisada de Impacto dos Eventos (Impact of Event Scale-Revised). Os resultados mostraram que o biofeedback HRV é viável e pode facilmente ser complementar à TCC-FT.

Embora os sintomas da PTSD tenham diminuído significativamente do pré ao pós tratamento em ambos os grupos, houve uma clara tendência a uma melhora significativamente mais rápida (p = 0,051) da diminuição dos sintomas no grupo tratado com o auxílio do biofeedback HRV. A limitação mais importante foi o tamanho pequeno da amostra estudada.

A aceleração da melhora clínica no grupo do biofeedback HRV apoia a ideia que o biofeedback HRV pode ser um componente complementar eficaz na exposição dos pacientes com PTSD.

O mecanismo de ação do biofedback HRV pode estar relacionado à diminuição dos recursos da memória útil competitiva sobre a vivacidade e a emoção, semelhante à dessensibilização e reprocessamento do movimento dos olhos. Pesquisas futuras são necessárias para examinar isto.

Os autores concluem que este estudo piloto mostrou uma recuperação clínica mais rápida dos pacientes com PTSD, que receberam atenção adicional através do biofeedback HRV, que demonstrou ser um recurso complementar à TCC-FT promissor e que pode facilmente ser implantado na prática clínica, para aumentar a eficácia no tratamento da PTSD.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?