Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

O biofeedback HRV: efeitos da idade sobre a variabilidade da frequência cardíaca, ganho do barorreflexo e asma

O biofeedback HRV: efeitos da idade sobre a variabilidade da frequência cardíaca, ganho do barorreflexo e asma

Este estudo de Paul Lehrer e cols. foi publicado em Chest 2006; 129; 278-284 DOI 10.1378/chest.129.2.278 e o texto original pode ser acessado aqui.

Objetivos

Apresentar análise adicional dos dados de um estudo anteriormente publicado (incluir link para “O biofeedback HVR aumenta o ganho do barorreflexo e o fluxo expiratório máximo”), que mostrou que o treinamento através do biofeedback HRV para aumentar a variabilidade da frequência cardíaca (HRV = heart rate variability) pode ser um componente eficaz no tratamento da asma. As mudanças da HRV relacionadas à intervenção estão negativamente correlacionadas à idade. Aqui, nós avaliamos os efeitos da idade sobre os efeitos do biofeedback no tratamento da asma.

Delineamento

Dez sessões do biofeedback HRV foram administradas a 45 adultos com asma. A medicação foi prescrita por médicos cegos (em relação a este estudo), de acordo com critérios do National Heart, Lung, and Blood Institute dos Estados Unidos. As necessidades de medicação foram reavaliadas a cada duas semanas.

Resultados

As diminuições das necessidades da medicação foram independentes da idade. Houve maiores diminuições agudas da dependência da frequência da oscilação forçada no grupo mais velho, mas, maiores aumentos da variação da HRV no grupo mais jovem. As diferenças entre os grupos etários foram menores entre os sujeitos treinados em respiração abdominal com os lábios franzidos, como também pelo biofeedback, que entre aqueles que receberam apenas o biofeedback.

Conclusões

A atenuação relacionada à idade dos efeitos do biofeedback sobre a variabilidade cardiovascular não diminui a utilidade dos métodos para tratamento da asma em pacientes idosos. O treinamento adicional em respiração abdominal com os lábios franzidos elimina os efeitos da idade sobre as mudanças da HRV durante o biofeedback.


Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotionclique aqui para inscrever-se no curso “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”. Você irá aprender sobre:

✔ A neurociência associada aos transtornos de stress e ansiedade, os principais centros neurais envolvidos, as reações fisiológicas, as conexões entre a mente e o corpo, a fisiologia associada à estados de ansiedade e suas manifestações;

✔ O uso do biofeedback como ferramenta complementar-integrativa na avaliação, acompanhamento e tratamento, habilitando o profissional a usa-lo clinicamente;

✔ As modernas teorias da emoção que explicam o comportamento psicológico e sua implicação na saúde física e social. Veremos de C. Darwin e W. James à A. Damásio, J. LeDoux, S. Porges, R. Davidson.

Tudo explicado de maneira clara, de simples compreensão e assimilação.

Não perca tempo, pois as vagas são limitadas. Inscreva-se já e garanta a sua vaga!

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?