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Os efeitos da respiração profunda e do relaxamento muscular sobre as pontuações da ACT

Os efeitos da respiração profunda e do relaxamento muscular sobre as pontuações da ACT

A American College Testing (ACT) é uma organização fundada em 1959, e que criou o ACT para ajudar estudantes a estreitar as possibilidades de escolha da faculdade que eles iriam cursar. Essa organização também criou um padrão para as faculdades (ACT, 2010). Há 4 componentes da ACT: Inglês, Matemática, Leitura e Ciência, que compreendem um total de 215 questões. Há ainda a opção de um exame escrito (ACT, 2010). Este teste tem sido administrado em todos os 50 estados dos Estados Unidos desde 1960.

Este foi um estudo de H. A. Larson e cols., publicado em Eastern Education Journal Vol 40(1) Spring 2011 pp. 11 – 22.

O estudo examinou a relação existente entre os resultados de um teste de avaliação de grau de ansiedade e a pontuação ACT. Foram incluídos 58 participantes de escolas secundárias (high-schools), 21 do sexo masculino e 37 do sexo feminino, que estavam se preparando para o ACT.

É importante entender que a ansiedade pré-teste é uma situação específica que ocorre apenas quando o desempenho está sendo avaliado (Putwain, 2008). Os estudantes podem sofrer de ansiedade em outros aspectos da sua vida, mas, quando estiverem realizando um exame de avaliação de desempenho, eles começam a sentir os componentes cognitivos, emocionais e fisiológicos da ansiedade.

O grupo do experimento recebeu treinamento em relaxamento e respiração profunda para ajudar a controlar a ansiedade gerada pelo exame. As hipóteses formuladas foram duas: 1.) o treinamento em relaxamento e respiração profunda afetariam os níveis de ansiedade dos participantes e 2.) o relaxamento e a respiração profunda afetariam a pontuações ACT.

Os resultados mostraram que, embora não houvesse diferença significativa entre as pontuações ACT entre o grupo do experimento e o grupo controle, as pontuações pós-teste de uma escala de ansiedade revelaram uma diferença significativa.

Segundo os autores, estas técnicas podem ser implantadas no ambiente acadêmico para controlar a ansiedade e podem ser generalizadas para outras habilidades individuais.

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Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

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