Os benefícios do biofeedback VFC e do treinamento de relaxamento na redução de traços de ansiedade
Este estudo de Lee J. e col. foi publicado no Hanguk Simni Hakhoe Chi Kongang, 2015; 20(2): 391–408.
Resumo
Antecedentes
Estudos anteriores indicaram que o tratamento pelo biofeedback VFC (variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) e através de técnicas de relaxamento são eficazes na redução de sintomas fisiológicos e físicos (Hammond, 2005; Manzoni, G. M., Pagnini, F., Castelnuovo, G., & Molinari, E., 2008). Todavia, poucos estudos compararam o biofeedback VFC e o treinamento através de técnicas de relaxamento para reduzir traços de ansiedade.
O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos do tratamento pelo biofeedback VFC com técnicas de relaxamento na redução da ansiedade, em comparação um grupo controle sem tratamento, em estudantes de uma universidade de ciência e engenharia da Coreia do Sul.
Métodos
No presente estudo, um total de 15 estudantes de graduação com traços de ansiedade moderada foram recrutados para receber 4 sessões individuais a cada duas semanas. Eles foram randomizados para três grupos: um grupo recebeu tratamento pelo biofeedback VFC (n = 5), outro recebeu treinamento através de técnicas de relaxamento (n = 5) e um grupo controle não recebeu tratamento (n = 5).
Resultados
Nossos resultados revelaram haver uma diferença significativa na pontuação dos traços de ansiedade entre o grupo tratado pelo biofeedback VFC e o grupo controle sem tratamento. Entretanto, não houve diferença significativa entre o grupo que usou técnicas de relaxamento e o grupo controle sem tratamento. Além disso, não houve diferença significativa entre o grupo tratado pelo biofeedback VFC e o grupo que usou técnicas de relaxamento.
Conclusão
Concluíram os autores que “os resultados do presente estudo indicaram que há benefícios potenciais em usar o biofeedback VFC em programas de gerenciamento do estresse e/ou no tratamento para reduzir a ansiedade”.
Os autores ainda ressaltam que “o estresse e a ansiedade compartilham vários sintomas associados à excitação fisiológica induzida pela resposta de luta ou fuga. Parece que o biofeedback VFC não apenas ensina diretamente as pessoas a mudar essas reações fisiológicas à ansiedade e ao estresse, como também as ajuda a melhorar sua auto eficácia e lhes dá um sentido de domínio através do feedback direto. Essas vantagens específicas do tratamento pelo biofeedback VFC podem implicar benefícios potenciais do uso do tratamento pelo biofeedback VFC em programas de gerenciamento de estresse e de redução de ansiedade”.
Atualmente, já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, inventado e desenvolvido pelo Prof. Dr. Marco Fabio Coghi.
Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado em diversos locais, várias vezes por ano (incluir link) e ministrado por:
Prof. Dr. Marco Fabio Coghi
Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.
Prof.ª Silvana P. Cracasso
Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.
Comentários