Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Biofeedback VFC em pacientes com fibromialgia e com síndrome de fadiga crônica

Biofeedback VFC em pacientes com fibromialgia e com síndrome de fadiga crônica

Esta revisão sistemática realizado por Meeus M. e col. foi publicada Seminars in Arthritis and Rheumatism, volume 43, item 2, em outubro de 2013, Págs 279-287, doi.org/10.1016/j.semarthrit.2013.03.004.

Resumo

Objetivo

A meta desta revisão sistemática da literatura foi determinar se há diferenças e semelhanças da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) entre pacientes adultos com fibromialgia (FM), síndrome da fadiga crônica (SFC) e voluntários sadios sem dor, que foram usados como grupo controle.

Métodos

Foram pesquisadas PubMed e Web of Knowledge para obter artigos relevantes sobre estudos controlados. A seleção da literatura foi baseada em critérios que verificaram estudos com grupos de pacientes humanos adultos comparando a VFC. Foram determinados risco de viés e níveis de evidência.


Resultados

Foram incluídos 16 estudos controlados, 10 deles comparando pacientes com FM com controles e 6 deles comparando pacientes com SFC com controles. A qualidade metodológica variou de moderada a boa e foram usadas medidas do domínio do tempo e da frequência. A maioria dos pesquisadores observou baixa VFC nos pacientes com FM, em comparação com voluntários sadios usados como controle, bem como aumento da atividade simpática e uma resposta autônoma atenuada aos agentes estressantes. O treinamento da resistência melhorou a VFC nos pacientes com FM. Nos doentes com SFC, a VFC só foi reduzida durante o sono. 

Conclusão

Os autores concluíram que “os pacientes com FM mostram mais aberrações da VFC e índices de atividade simpática aumentada. O aumento da atividade simpática só está presente nos pacientes com SFC à noite. Por faltarem comparações diretas, e alguns fatores de confusão precisarem ser levados em conta, mais pesquisas estão garantidas. O papel da dor e da causalidade podem ser objeto de novas investigações, bem como de estudos terapêuticos para reduzir a VFC”. 

Atualmente, já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, inventado e desenvolvido por mim e pelo Prof. Dr. Marco Fabio Coghi. 

Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como Tornar Visível o Invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado em diversos locais, várias vezes por ano e ministrado por: 

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi 

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos. 

Prof.ª Silvana P. Cracasso 

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos. 

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?