Ansiedade, atletas profissionais e biofeedback
Li recentemente duas notícias que chamaram a minha atenção. A primeira delas mencionava que o goleiro Cássio, do Corinthians, estava ansioso em virtude da sua convocação pelo técnico Tite para a seleção brasileira, que tem dois jogos pela frente, o primeiro deles contra o Equador, pelas eliminatórias da próxima Copa do Mundo, que será disputada na Rússia em 2018
A segunda notícia mencionava que Felipe Massa, piloto de corridas da fórmula 1, estava ansioso porque iria disputar o Grande Prêmio da Hungria, corrida na qual anteriormente sofrera um acidente grave, tendo sido atingido na cabeça por uma peça que havia se soltado do carro que ia à sua frente, então dirigido por Rubens Barrichello.
Estas são situações comuns em competições esportivas, que envolvem atletas profissionais de alto desempenho. Apesar de todo o treinamento por que eles passam, e apesar do fato da maioria deles já ser constituída por atletas experientes, assim mesmo, determinadas situações estressantes produzem ansiedade. Os dois casos acima mencionados são exemplos disso.
Podemos ainda pensar em jogos nos quais se disputam campeonatos locais, regionais, ou ainda mundiais, como as Copas do Mundo de futebol, os Jogos Olímpicos, e assim por diante.
Nós já publicamos anteriormente artigos que mencionam estudos realizados com atletas profissionais, e que têm por objetivo melhorar o desempenho deles, em situações de estresse, que geram altos níveis de ansiedade. Um desses estudos envolvia golfistas profissionais.
Nestas situações, uma grande ajuda é treinar estes atletas a controlar a ansiedade, que precede essas competições importantes, através de uma ferramenta complementar integrativa de biofeedback, para ensina-los a atingir a coerência cardíaca. Essa ferramenta é o cardioEmotion, que mostra a variabilidade da frequência cardíaca (VFC, HRV em inglês). A coerência cardíaca e a consequente autorregulação que essa técnica permite atingir, reduz comprovadamente os níveis de ansiedade e melhora o desempenho.
—
Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários