Atividade física, meditação mindfulness, ou biofeedback VFC para redução de estresse
Este estudo de Zwan, J. E. e col. foi publicado em Applied Psychophysiology and Biofeedback em dezembro de 2015, volume 40, item 4, pg 257–268, doi.org/10.1007/s10484-015-9293-x.
Resumo
Antecedentes
Nas sociedades ocidentais contemporâneas o estresse é altamente prevalente, portanto, a necessidade de métodos para sua redução é grande.
Delineamento
Este estudo clínico randomizado e controlado comparou a eficácia da autoajuda através da atividade física (AF), da meditação mindfulness (MM) e do biofeedback VFC (variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) na redução do estresse e seus sintomas. Os autores alocaram ao acaso 126 participantes para AF, MM, ou biofeedback VFC, dos quais 76 concordaram em participar do estudo.
As intervenções consistiram de educação psíquica e uma introdução às técnicas específicas para cada intervenção e 5 semanas de exercícios diários em casa. Os exercícios da AF consistiram de atividade de intensidade vigorosa de livre escolha; os exercícios de MM consistiram de meditação mindfulness orientada; os exercícios do biofeedback VFC consistiram de respiração lenta usando uma ferramenta adequada.
Os participantes receberam lembretes diários para fazer seus exercícios e foram contatados semanalmente para monitorar seu progresso. Eles completaram questionários antes, imediatamente depois e 6 semanas após as intervenções.
Resultados e conclusão
Os resultados indicaram um efeito benéfico geral que consistiu de redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas de depressão, além de melhor bem estar psicológico e melhor qualidade do sono.
Não foram encontradas diferenças significativas entre os efeitos das intervenções, sugerindo que a AF, a MM e o biofeedback VFC são igualmente eficazes na redução do estresse e dos sintomas a ele relacionados. Estas intervenções de autoajuda fornecem meios facilmente acessíveis para pessoas com queixas relacionadas ao estresse.
Atualmente, já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, inventado e desenvolvido por mim e pelo Prof. Dr. Marco Fabio Coghi.
Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como Tornar Visível o Invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado em diversos locais, várias vezes por ano e ministrado por:
Prof. Dr. Marco Fabio Coghi
Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.
Prof.ª Silvana P. Cracasso
Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.
Comentários