Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

A avaliação da variabilidade da frequência cardíaca

A avaliação da variabilidade da frequência cardíaca

As ferramentas para a avaliação da variabilidade da frequência cardíaca (VFC, em inglês, HRV) propiciam a médicos, pesquisadores e outros profissionais da área dos cuidados com a saúde mental a oportunidade de detectar anormalidades e desequilíbrios do sistema nervoso autônomo e prever aqueles que estão sob maior risco de desenvolver diversas patologias, às vezes, antes mesmo que os sintomas apareçam.

Estas ferramentas não são invasivas e funcionam através de sensores que ficam em contato com a pele. Esses testes não só servem para fins diagnósticos, como também têm utilidade na avaliação dos efeitos de intervenções sobre as funções autônomas.

Uma dessas ferramentas, o cardioEmotion é acessível e fácil de transportar e de usar. O cardioEmotion foi desenvolvido pelo Dr. Marco Fabio Coghi, Diretor da Neuropsicotronics, em colaboração com o centro de pesquisa e desenvolvimento da USP.

Esta ferramenta complementar integrativa é carregada num computador pessoal, laptop, ou desktop, que pode ser facilmente levado para qualquer lugar.

O cardioEmotion permite analisar a variabilidade da frequência cardíaca, o que fornece uma ampla janela que permite avaliar as interações entre os sistemas simpático e parassimpático, que constituem o sistema nervoso autônomo (SNA). Essa análise inclui o domínio do tempo, o domínio da frequência e a análise do ritmo circadiano, que juntos constituem uma avaliação abrangente da atividade autonômica, do equilíbrio relativo e dos ritmos.

A VFC é útil para monitorar a função autônoma e avaliar o envolvimento do SNA em diversas situações clínicas. Os desequilíbrios do SNA têm sido implicados em diversas patologias, como depressão, fadiga, tensão pré-menstrual, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença coronária isquêmica, distúrbio do pânico, distúrbios do sono, asma, síndrome do cólon irritável, fibromialgia, ansiedade, arritmias cardíacas, enxaqueca e outras.

O estresse e os estados emocionais afetam dramaticamente a função do SNA e as técnicas de autorregulação permitem que as pessoas tenham maior controle sobre essas funções.

Para tanto, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e veja os benefícios para a saúde de aprender a atingir a coerência cardíaca, através do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca.

Veja o que pode ser conseguido usando o cardioEmotion, uma ferramenta complementar integrativa que ensina como se defender do estresse e das suas consequências.

Participe do curso: Como Tornar Visível o Invisível – 8 e 9 de Julho, em Recife

O objetivo do curso é capacitar e prover subsídios teóricos e práticos associados a outras técnicas terapêuticas integrativas complementares ao biofeedback. Ampliar o repertório clínico do terapeuta, integrando conhecimentos da neurociência, neurofisiologia das emoções e comportamento. Trazer subsídios para melhor manejo das emoções.

Clique aqui para saber mais.

 

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?