Comunicação biomagnética entre pessoas e animais
Os criadores de animais e outros observadores sabem que a maioria dos bovinos e das ovelhas, ao pastar, alinha os seus corpos da mesma direção. Já foi demonstrado em todo o globo terrestre, através de imagens de satélite, de observações e medidas de “camas” de veados na neve, que, ao pastar, ou quando estão repousando, o gado e os veados e cervos alinham seus corpos aproximadamente no eixo norte-sul, e orientam as suas cabeças em sentido norte. As condições de vento e de luz foram excluídas como as melhores explicações de fatores determinantes deste fato. Portanto, o alinhamento magnético com o campo geomagnético foi considerada a melhor explicação. O norte magnético é um melhor preditor que o norte geográfico, sugerindo que esses mamíferos têm uma capacidade de recepção magnética.
Um experimento permitiu verificar que pode ocorrer uma sincronia de ritmo cardíaco nas interações entre as pessoas e seus animais. Um menino entrou num quarto, sentou-se e se concentrou em enviar sentimentos carinhosos ao seu cão; não houve contato físico e nem tentativa de chamar a atenção do animal. Ambos tinham o ritmo cardíaco sendo avaliado e houve sincronia no sentido de um aumento de coerência do ritmo cardíaco de ambos, à medida que o menino sentia amor pelo seu cão (apenas meditava).
Em outro estudo colaborativo, uma pessoa conscientemente mudou para um estado coerente, quando estava sentada em frente ao seu cavalo, sem toca-lo; quando a pessoa entrou em coerência cardíaca, o ritmo cardíaco do cavalo também mudou para um padrão mais ordenado.
Fonte: https://www.heartmath.org/research/science-of-the-heart/energetic-communication/
Pessoalmente, eu observei alguns fenômenos deste tipo:
- Eu tive duas cadelas de estimação em casa durante muitos anos, e tinha uma comunicação especial com ambas que era fora do normal (não ao mesmo tempo, pois uma só veio para casa depois que a outra morreu). Uma delas dormiu durante anos no meu quarto, e, muitas vezes, eu pensava em chama-la, sem emitir qualquer som e sem me mover, e ela atendia, levantando e se aproximava de mim. Eu também costumava a brincar no quintal com a outra, e, às vezes, pensava em determinada brincadeira, sem falar nada e sem fazer qualquer gesto, e ela imediatamente começava a brincar de forma como eu tinha imaginado. Coincidência? Talvez não.
- Eu tive um amigo que fazia o seguinte: ele me mostrava determinada pessoa (desconhecida), que caminhava na rua à nossa frente, e dizia que essa pessoa, após alguns segundos, iria parar, virar-se e olhar para ele. Ele apenas pensava, sem dizer nada, ou emitir qualquer som. E, segundos depois, a pessoa se virava e olhava para ele.
Pessoalmente, eu acho que esses fenômenos podem ser a explicação do que chamamos de empatia entre as pessoas, seja em situações sociais, ou profissionais. Principalmente no relacionamento de pacientes com certos profissionais, como médicos, psicólogos e psiquiatras.
Para tanto, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e veja os benefícios para a saúde de aprender a atingir a coerência cardíaca, através do biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca.
Veja o que pode ser conseguido usando o cardioEmotion, uma ferramenta complementar integrativa que ensina como se defender do estresse e das suas consequências.
—
Participe do curso: Como Tornar Visível o Invisível – 8 e 9 de Julho, em Recife
O objetivo do curso é capacitar e prover subsídios teóricos e práticos associados a outras técnicas terapêuticas integrativas complementares ao biofeedback. Ampliar o repertório clínico do terapeuta, integrando conhecimentos da neurociência, neurofisiologia das emoções e comportamento. Trazer subsídios para melhor manejo das emoções.
Clique aqui para saber mais.
Comentários