Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Biofeedback e CardioEmotion Home da Neuropsicotronics

Biofeedback e CardioEmotion Home da Neuropsicotronics

Segundo a Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback (AAPB), o biofeedback “É um processo que permite a um indivíduo aprender a alterar sua atividade fisiológica para os fins de melhorar sua saúde e seu desempenho. Instrumentos precisos medem a atividade fisiológica, tais como ondas cerebrais, função cardíaca, respiração, atividade muscular, e temperatura da pele. Estes instrumentos, rapidamente, e com precisão, dão feedback para o usuário. A apresentação dessas informações − muitas vezes em conjunto com mudanças do pensamento, emoções e comportamento − dão suporte a mudanças fisiológicas desejadas. Com o tempo, essas alterações podem perdurar sem o uso contínuo de um instrumento.” (http://www.aapb.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=1).

A técnica de biofeedback tornou-se uma metodologia adequada para tratar certas condições médicas, para melhorar o desempenho individual e a saúde, e está apoiada em evidências científicas, que demonstram a integração mente-corpo. Nas décadas de 1960 e 1970, o biofeedback nasceu do interesse especulativo sobre uma metodologia científica de grande interesse em diversas áreas de conhecimento humano.

Após seis anos de pesquisa, o produto cardioEmotion® Home foi desenvolvido baseado nas disciplinas de psicofisiologia, musicoterapia, psicologia positiva (emoções positivas), variabilidade da frequência cardíaca, biofeedback e forma lúdica, visando à estabilização emocional do “jogador” (www.cardioemotion.com.br).

Ele é composto por um sensor de frequência cardíaca, não invasivo e atóxico, por uma conexão USB, programas de computador e 9 jogos interativos, que reagem por biofeedback psicofisiológico. Quando conectado ao sensor, o programa de computador coleta dados sobre os ciclos cardíacos e computa os intervalos RR, calculando, assim, a variabilidade da frequência cardíaca.

Quando o sujeito que está conectado ao sensor entra no estado de Coerência Cardíaca, personagens do jogo reagem, mostrando que o sujeito encontra-se nesse estado. Se pessoa permanecer em Coerência Cardíaca por 20 minutos diários, a sua fisiologia se adapta a esse estado, no qual ocorre o equilíbrio dos ramos simpático e parassimpático do Sistema Nervoso Autônomo, proporcionando, assim, informações ao corpo de que está tudo bem, levando a amígdala (cerebral) a reduzir o estado hiperativo. Com a repetição deste estado de Coerência Cardíaca, o sujeito passará a se sentir emocionalmente mais estável, reduzindo dessa forma os efeitos do estresse e da ansiedade, melhorando o sono, propiciando clareza mental, melhor socialização, redução do estado de estresse em provas e outros benefícios já apresentados anteriormente.

Os resultados obtidos pela aplicação da tecnologia cardioEmotion® em mais de 35 executivos e funcionários de empresas e pacientes mostram resultados semelhantes aos apresentados por Servan-Schreiber (2004): estabilização emocional (96%), redução do estresse emocional (44%), melhora nos relacionamentos (40%), maior concentração, foco, raciocínio, memória e clareza (40%), melhora do sono (28%), tomada de decisão e resolução de problemas (20%). Foram encontrados, ainda, redução de glicemia e colesterol, redução de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), melhora da autoestima, resiliência e redução da ansiedade. Os participantes relataram melhora no relacionamento familiar, com amigos, na escola e no trabalho (www.suaempresamaisfeliz.com.br).

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?