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O estresse e a ansiedade em estudantes

O estresse e a ansiedade em estudantes

Resumo

Escreve o autor que o estresse, considerado o “Mal do Século 21” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é um importante problema de saúde e socioeconômico global.

O estresse atinge todas as faixas etárias desde o nascimento até a morte: ele é considerado uma doença psicossomática, onde os fatores emocionais interferem diretamente no estado psicológico e físico. Na atualidade, o estresse é devido ao tipo da sociedade que o ser humano desenvolveu, uma sociedade altamente competitiva e individualista, na qual ele mesmo não consegue mais se adaptar e suportar.

O estresse pode surgir quando o indivíduo não consegue mais suprir suas demandas primárias, como as fisiológicas e de segurança, ou secundárias, como as sociais, de autoestima e de autorrealização.

Estresse é um termo emprestado da física, que significa tensão, resistência. Na década de 1930, o médico canadense Hans Selye desenvolveu os primeiros estudos sobre o estresse na área da saúde. Selye definiu a reação do nosso corpo ao estresse como sendo uma “síndrome geral de adaptação na qual o organismo visa readquirir a homeostase perdida diante de certos estímulos” (Malagris e Fiorito, 2006). Em 1974, Selye redefiniu o termo estresse como “uma resposta não específica do corpo a qualquer exigência” (Lipp e Malagris, 1995).


Em geral, os eventos não são em si estressantes. O que vai determinar essa condição é o modo como eles são interpretados (Malagris e Fiorito, 2006).

Segundo a International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. E, no Brasil, o estresse e a educação andam lado a lado. O jovem brasileiro é solicitado a escolher sua profissão, por vezes de forma precoce e sem apoio adequado dos pais e mestres, e competir por vagas em universidades públicas estaduais e federais, sendo exigido a prestar exames seletivos, o vestibular.

A competição torna-se acirrada, levando o jovem a um estado de alta ansiedade e de estresse, por vezes de exaustão, prejudicando o seu desempenho nos estudos, nos exames e comprometendo a sua saúde física e mental. Muitas vezes, o aluno fica traumatizado pelo evento, ocasionando prejuízo à sua vida profissional.

O estresse está presente em todas as profissões, sendo os estudantes e os professores um dos públicos mais afligidos.

Para o adolescente na faixa etária entre 14 e 18 anos, os principais agentes estressores estão relacionados à aceitação de suas ações pelo grupo a que pertence, a busca pela sua identidade profissional, a preparação adequada para os exames vestibulares, a maior cobrança por disciplina escolar.

Conclusão

Os alunos pré-vestibulares poderão se beneficiar do treinamento através da coerência cardíaca, visando a redução de estresse, da ansiedade, da insônia, do déficit de atenção, com a promoção de estados mais tranquilos e equilibrados, para enfrentar os desafios do vestibular.

O treinamento em coerência cardíaca promove melhora de atenção, foco, retenção de memória, proporcionado pelo aumento do equilíbrio emocional, como consequência do equilíbrio simpático-vagal, e pode ser um poderoso auxiliar na redução de estresse, ansiedade e outros males que afetam os estudantes.

Você sabe que no Brasil já existe uma ferramenta de biofeedback cardíaco (HRV) disponível para auxiliar no tratamento da ansiedade? Para saber mais sobre essa ferramenta chamada cardioEmotion, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

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