Biofeedback: um panorama no contexto da cardiologia e dos distúrbios da mente
Este artigo de autoria de Michael J. Mckee, PhD do Departamento de Psiquiatria e Psicologia da Cleveland Clinic, de Cleveland, OH, USA foi publicado no Cleveland Clinic Journal of Medicine, volume 75, suplemento 2, em março de 2008.
O biofeedback envolve o monitoramento e o uso de informação fisiológica para ensinar os pacientes a modificar funções fisiológicas específicas. As modalidades comuns do biofeedback incluem a eletromiografia de superfície, a frequência respiratória e a profundidade da respiração, a temperatura da superfície da pele, a reatividade cardiovascular e a resposta eletrodérmica.
O tratamento clínico amplo através do biofeedback envolve um modelo de biofeedback de aprendizado direto, ou um modelo de biofeedback do gerenciamento ou do tratamento de estresse, o que enfatiza a necessidade de reconhecer cada paciente como um indivíduo.
As intervenções por meio do biofeedback foram consideradas eficazes no tratamento de vários distúrbios, e são cada vez mais acolhidas pelo público, como também pelos profissionais da saúde.
Os critérios representam altos padrões, e, uma vez que o treinamento pelo biofeedback se parece frequentemente com o aprendizado de uma língua, os protocolos duplo cegos não são geralmente viáveis, como também o treinamento simulado.
Além disso, a eficácia do treinamento é talvez ainda mais difícil de avaliar na prática diária, com a inevitável multiplicidade de variáveis que se confundem. Não obstante, o treinamento pelo biofeedback de muitos distúrbios tem resistido ao teste do tempo e dos resultados de pesquisas, sendo de forma crescente adotado pelo público e pelos profissionais de saúde, como também pelas seguradoras de saúde.
Você pode acessar o texto integral desta publicação clique aqui.
Você sabe que no Brasil temos uma ferramenta disponível, o biofeedback cardíaco cardioEmotion? Se você quiser saber mais sobre este assunto e como o biofeedback cardíaco pode ajuda-lo, faça download gratuito do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Comentários