Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Um estudo qualitativo de técnicas de coerência coração-mente para alívio do estresse e autocontrole mental e emocional

Um estudo qualitativo de técnicas de coerência coração-mente para alívio do estresse e autocontrole mental e emocional

Esta dissertação de Harold Reich foi submetida em 2009 à Faculdade do Instituto de Estudos Integrais de São Francisco, Califórnia, para satisfação parcial dos requisitos para a obtenção do grau de PhD em Estudos Integrais com Concentração em Aprendizagem e Mudança Transformadoras.

Nesta dissertação, o autor explora a experiência de viver e praticar técnicas de coerência coração-mente ensinadas por outro instituto. Qual é a experiência dos indivíduos que tiveram treinamento em coerência coração-mente? Como eles usam essas ferramentas em suas vidas diárias?

Este estudo qualitativo da coerência coração-mente foi baseado nos apontamentos e nas reflexões de 8 praticantes. Esses indivíduos concordaram em praticar diariamente as técnicas, em manter um diário e em responder três perguntas da pesquisa durante um período de 30 dias.

Durante este estudo, os participantes postaram as suas respostas às seguintes perguntas:

  1. Como você aplica atualmente as ferramentas na sua vida diária?
  2. Quais efeitos você sentiu como consequência do uso destas ferramentas?
  3. Quais aspectos da sua vida foram tocados ou impactados pelo uso das ferramentas?

Os participantes da pesquisa postaram as suas respostas às três perguntas acima mencionadas num blog seguro, todos os dias, durante 30 dias. As suas postagens foram transferidas para uma base de dados. Uma vez que todos os dados deram entrada na base de dados, eles foram codificados usando aplicativos de utilidades. Este processo de codificação é iterativo e códigos adicionais puderam ser adicionados durante a fase de análise.

Após a fase de codificação ter acabado, a aplicação revelou temas comuns ou achados relacionados aos dados da pesquisa. Cinco achados emergiram da análise dos dados:

  1. Aumento do nível de coerência ou de calma (serenidade)
  2. Melhor controle do estresse
  3. Aumento da energia
  4. Melhor foco
  5. Melhor desempenho

Estes achados indicam que os participantes da pesquisa tiveram várias experiências em comum, que cada um deles descreveu nos seus próprios termos. Todos os participantes escreveram sobre como eles se beneficiaram e ampliaram as suas experiências de vida usando essas ferramentas.

Você sabe que há uma ferramenta disponível no Brasil, que pode ajuda-lo a tratar casos de estresse e de ansiedade? Se você quiser saber mais sobre este assunto e como o biofeedback cardíaco pode ajuda-lo, faça download do e-Book “Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback”.

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?