Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Como posso aumentar meu desempenho no esporte?

Como posso aumentar meu desempenho no esporte?

O uso do biofeedback cardíaco pode ser a solução: é uma maneira simples e cientificamente comprovada.

Neste artigo conversaremos um pouco sobre o uso do biofeedback cardíaco para aumento de desempenho atlético, especificamente de jogadoras de vôlei.

Estudo realizado em 2008 por Cynthia J. Tanis, em sua dissertação para obtenção do grau de doutor na Capella University, Flórida, demonstrou os efeitos positivos que o treinamento realizado com biofeedback cardíaco exerce sobre o desempenho cognitivo, emocional e psicossocial de jogadoras universitárias de vôlei.

O objetivo do estudo era avaliar o efeito do treinamento com a técnica de biofeedback cardíaco, também conhecido como biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (do inglês Heart Rate Variability − HVR), no desempenho de jogadoras de vôlei. Foram recrutadas 13 atletas universitárias que, durante seis sessões semanais consecutivas, realizaram treinamento usando o biofeedback cardíaco.

O protocolo utilizado constava da leitura de informações básicas do que é coerência cardíaca, estabelecimento da linha de base da atleta monitorada pelo aparelho de biofeedback, explicação dos atributos da tela do computador e realização de treinamento na frequência de ressonância cardiovascular indicada pelo aparelho.

Coerência cardíaca é um estado de equilíbrio do sistema nervoso autônomo, que favorece a estabilização das emoções, dos relacionamentos sociais e de parâmetros fisiológicos. Esse estado é observado num gráfico de batimentos (sístoles) cardíacos no decorrer do tempo, onde aparecem ondas cardíacas harmônicas, em forma de sino, simétricas e equilibradas, assumindo o lugar de um padrão anterior de batimentos caóticos.

Quando uma pessoa se encontra com o sistema nervoso autônomo equilibrado, isto atua num importante parâmetro cardíaco, o HRV, aumentando seu valor. A baixa variabilidade está associada a uma condição de perigo de saúde física e psicológica, que envolve desde morte súbita, doenças das artérias coronárias, hipertensão arterial, asma, dor crônica, até problemas psicoemocionais como estresse, ansiedade, depressão, pânico.

Segundo Tanis, “quando o ritmo cardíaco mostra um padrão suave e consistente na tela do computador, é referido como coerência; quanto maior a coerência, maior o equilíbrio. Pesquisas mostram que… com a regulação emocional, a coerência é mantida e rapidamente acessível pela vontade. Quando a coerência fisiológica é direcionada pelo estado emocional positivo, é chamada de coerência psicofisiológica”.

O equipamento de biofeedback cardíaco, que consiste num sensor não invasivo acoplado a um computador doméstico, permite que a pessoa verifique como estão seus batimentos cardíacos em tempo real, e faça treinamentos para aumentar a variabilidade, favorecendo assim o equilíbrio do sistema nervoso autônomo, propiciando sua autorregulação fisiológica.

Esse treinamento faz a pessoa aumentar seu tônus cardíaco, tornar-se mais resiliente, combater a ansiedade e o estresse pré-competitivos, aumentar o conforto de grupos, propiciando a formação de verdadeiras equipes.

O estudo concluiu que o treinamento com biofeedback cardíaco permitiu ao time e suas participantes o autocontrole de forma volitiva; permitiu que as jogadoras entendessem a técnica de biofeedback e da autorregulação fisiológica. Comprovou-se o aumento da autoconsciência, do autocontrole, da redução dos efeitos do estresse físico e mental relativo aos rigores acadêmicos e atléticos. Melhorou o desempenho acadêmico e atlético, a compostura e a camaradagem da equipe. Os resultados demonstram o potencial do biofeedback cardíaco para melhorar o desempenho acadêmico e atlético em esportes universitários.

Produzimos e comercializamos o kit de biofeedback cardioEmotion para atletas e para profissionais da área da Saúde. Vários clubes desportivos, atletas de alto desempenho, psicólogos e profissionais de educação física estão usando o biofeedback cardioEmotion no treinamento para obter alto rendimento.

O biofeedback cardíaco é, portanto, uma maneira simples e direta de monitorar o estado inicial do atleta, bem como aumentar seu equilíbrio psicoemocional. Isto se dá por meio de exercícios lúdicos orientados pelo próprio aparelho, capacitando-o a reduzir, de forma natural, o estresse e a ansiedade pré-competitivos. Outros estudos têm demostrado que treinamento realizado no estado de coerência cardíaca e monitorado pelo biofeedback é um poderoso auxiliar na formação de verdadeiras equipes, aumentando da autoconfiança do atleta e produzindo melhora psicomotora.

Você, psicoterapeuta ativo/a, que possui esportistas como pacientes, gostaria de saber mais sobre o biofeedback e como ele pode ser um poderoso auxiliar no tratamento desses pacientes?

Clique aqui para fazer download gratuito do e-Book “BIOFEEDBACK – Uma poderosa ferramenta para psicólogos e psiquiatras” e veja como esta ferramenta pode ajuda-lo.

Sobre o Autor: Dr. Marco Fabio Coghi é Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado do curso de pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e diretor da NPT – Neuropsicotronics Ltda.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?