Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

O biofeedback cardíaco e a sua importância em nossa vida

O biofeedback cardíaco e a sua importância em nossa vida

Todos nós estamos sujeitos às armadilhas da mente: a memória inconsciente.

Também conhecida como memória não declarativa, a memória inconsciente se estabelece em redutos dificilmente exploráveis pela cognição: a amígdala do hipocampo.

Núcleo neural responsável pelas nossas reações de sobrevivência e relação com o meio ambiente externo e interno, a amígdala tem como função principal garantir nossa existência. Centro do medo e da ansiedade, a amígdala se relaciona com diversos núcleos neurais e com o eixo endócrino; mantem-se alerta a tudo que nos cerca e nos avisa quando uma situação de perigo iminente pode nos colocar em risco. Então é disparada a reação inata de luta, fuga ou congelamento.

Quando a atividade da amígdala é estimulada diversas vezes, por situações reais ou imaginárias – como pensamentos e sentimentos negativos recorrentes – começa, então, ocorrer o fortalecimento desses padrões neurais que estimulam sua reatividade. Uma das atividades mais importantes de nossa aprendizagem se dá pela formação de novos caminhos neurais, conhecido como condicionamento operante e ocorre por meio da neuroplasticidade. É a forma de aprendizagem que acontece pela repetição do mesmo padrão seguida vezes.

Essas memórias inconscientes, quando negativas, afetam diretamente nosso comportamento e nossa fisiologia. Dentro da complexidade das interconexões neurais da amígdala, aquela relativa ao eixo do sistema nervoso simpático, em situações agudas, libera adrenalina e noradrenalina, disparando nossas reações fisiológicas, incluindo nosso coração.

Fonte: Dr. Marco Fabio Coghi

Você gostaria de saber sobre estes mecanismos, baixe nosso eBook Como tornar visível o invisível: visualizando as reações psicofisiológicas por meio de biofeedback “Nem sempre nossos clientes relatam o que precisamos saber”.

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?