Saiba como a frequência cardíaca é uma aliada para a saúde
Nós já chegamos ao futuro!
De acordo com conteúdo publicado pela Superinteressante, cientistas do Laboratório de Inteligência Artificial de Computação e Ciência (CSAIL) desenvolveram uma inteligência artificial capaz de transformar a sua casa de acordo com o seu humor. É isso que promete o EQ-Radio, que consegue captar a emoção que a pessoa está sentindo de acordo com as frequências respiratória e cardíaca.
Por meio de um sinal sem fio, o EQ-Radio transmite ondas sonoras que refletem no corpo e voltam para o aparelho, que por sua vez reconhecerá a emoção que está dominando a pessoa naquele momento e transformará o ambiente favorável para a situação. Parece coisa do futuro né? Mas acredite, nós já estamos nele.
Mas o que é a Frequência Cardíaca?
A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o seu coração bombeia o sangue para o corpo no período de um minuto. Cada vez que nos exercitamos, precisamos de mais sangue em nosso corpo, e consequentemente, o coração bate mais rápido. É por isso que é muito importante medir a frequência cardíaca, assim, o atleta consegue saber se a intensidade do exercício está adequada para o seu próprio corpo.
O número de batimentos por minuto (bpm) varia geralmente conforme a ideia da pessoa. Em uma criança de até 2 anos de idade, por exemplo, o bpm é de 120 a 140. Já em um adulto sedentário, esse número já diminui, chegando de 70 a 80 bpm. É por essa razão que a prática de exercícios é tão defendida pela área da saúde, quanto mais se exercita o coração, mais forte e mais saudável ele fica, e assim, o corpo requer menos batimentos por minuto, chegando de 50 a 60 bpm.
Como mantê-la estável?
É importante ressaltar que não é apenas com exercícios físicos que a frequência cardíaca pode variar. Em situações de nervosismo, ansiedade, perigo, excitação, entre outros, ela pode aumentar drasticamente. Desse modo, ela nos ajuda a identificar alguns problemas com no corpo, revelando o que precisa ser tratado.
É dessa maneira que o cardioEmotion utiliza a frequência cardíaca para fazer com que pessoas estressadas, ansiosas, depressivas consigam um melhor resultado no seu tratamento por meio da coerência cardíaca.
Ele consiste em um software de computador que contém uma série de exercícios capazes de monitorar a pessoa que o está utilizando por meio de um sensor colocado na ponta do dedo. Ao final dos exercícios, é gerado o Biofeedback Cardíaco, que permite que haja uma análise detalhada dos resultados obtidos durante os exercícios.
De acordo com Márcio Belo, Terapeuta Holítico e Consultor em Gestão do Stress, o cardioEmotion é uma excelente ferramenta para utilização profissional e pessoal: “Faz parte da minha atuação profissional a dessensibilização de traumas emocionais e utilizo o cardioEmotion como feedback da atividade emocional no momento do reprocessamento da memória traumática. Também faço uso pessoal da biosolução, com o objetivo de entrar em coerência e repor as “energias” ao fim de um longo dia de trabalho. Isto me ajuda a ter um sono tranquilo e reparador.”
Quer conhecer mais sobre o nosso produto? Baixe o nosso e-book “Como tornar visível o invisível” e saiba tudo sobre como o cardioEmotion funciona e também como ele pode mudar a sua vida.
Curso
Como Tornar Visível o Invisível – 28 e 29 de abril em São Paulo
Com o uso de tecnologia de ponta, de fácil utilização e muito acessível, você poderá “escutar” o que o subconsciente de seu cliente fala e propicia-lo condições para a reabilitação de sua saúde física e emocional. Destaque-se no mercado profissional capacitando-se com nossos especialistas.
Veja a descrição completa do curso e se inscreva aqui!
—
Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.
Colaboração: Philipi Lopes
Fonte: Superinteressante, Educação Física na Mente, Tua Saúde
Comentários