Rua Vieira de Morais, 1111 - Campo Belo | SP
11 5561-9546
contato@nptronics.com.br

Um modelo de coerência cardíaca

Um modelo de coerência cardíaca

Um modelo de coerência cardíaca postula o seguinte:

  1. Um estado funcional do sistema psicofisiológico determina uma gama de capacidades de adaptação, de autorregulação e de engajamento em relacionamentos sociais harmônicos. Sistemas saudáveis de feedback e de inibição da variabilidade fisiológica são elementos chave do sistema complexo, que mantém a estabilidade e a capacidade de responder adequadamente, e de adaptação a ambientes que mudam, e às demandas sociais.
  2. A atividade oscilatória dos ritmos cardíacos reflete a situação de uma rede de relacionamentos flexíveis entre estruturas neurológicas, dinamicamente conectadas, dos sistemas nervosos central e autônomo.
  3. Emoções específicas de determinados estados são refletidas nos padrões dos ritmos cardíacos, independentemente das mudanças da variabilidade da frequência cardíaca – VFC (HRV, em inglês).
  4. Estruturas subcorticais comparam constantemente informação dos sistemas sensoriais externo e interno, através de processos de avaliação de correspondência/desajuste dos atuais impulsos, em comparação com a experiência anterior, para estimar o risco ambiental, ou o conforto e a segurança.
  5. A coerência cardíaca ou fisiológica é refletida através de um ritmo cardíaco mais ordenado, sob a forma de um padrão de ondas sinusais, associado à variabilidade da frequência cardíaca (VFC) mediada pela via vagal, entre a respiração, a pressão arterial e os ritmos cardíacos, além da crescente sincronia entre os diversos ritmos do ECG e do ciclo cardíaco.
  6. Mediada pela via vagal, a VFC eferente oferece um índice dos recursos cognitivos e emocionais necessários para o funcionamento eficiente em ambientes desafiadores, nos quais uma resposta atrasada e uma inibição comportamental são críticas.
  7. Informação é codificada no tempo entre os intervalos (potenciais de ação, liberação pulsátil de hormônios, etc.). A informação contida nos intervalos entre os batimentos cardíacos é comunicada através de múltiplos canais e ajuda a sincronizar o sistema como um todo.
  8. Os padrões da atividade do tráfico neuronal aferente cardiovascular pode influenciar significativamente o desempenho cognitivo, a experiência emocional e a capacidade de autorregulação, através de inputs ao tálamo, amígdala e outras estruturas subcorticais.
  9. Os aumentos da “taxa de mudança” dos neurônios cardíacos sensitivos (que transduzem a PA, o ritmo, etc.), durante os estados de coerência, aumenta o tráfico aferente vagal, que inibe as vias dolorosas talâmicas no nível da medula espinal.
  10. As emoções positivas autoinduzidas podem mudar os sistemas psicofisiológicos para ordens mais globalmente coerentes e harmoniosas, que estão associadas à melhora do desempenho e ao bem estar geral.

Resumindo, a coerência fisiológica é um estado caracterizado por:

  • Alta coerência cardíaca (ondas sinusais de padrão rítmico)
  • Maior atividade parassimpática
  • Maior sincronia entre os sistemas fisiológicos
  • Funcionamento eficiente e harmonioso dos sistemas cardiovascular, nervoso, endócrino (hormonal) e imunológico.

Fonte: https://www.heartmath.org/research/science-of-the-heart/coherence/

Participe do curso: Como Tornar Visível o Invisível, será realizado nos dias 27 e 28 de maio. É um curso dinâmico, vivencial, com intensa interação, troca de informações entre os participantes e tem como objetivo capacitar o aluno a utilizar de forma correta o biofeedback cardioEmotion de modo que obtenha melhor desempenho tanto na avaliação inicial do cliente (anamnese) como no tratamento.

Para mais informações: https://www.cardioemotion.com.br/curso-como-tornar-visivel-o-invisivel


Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.

Fale conosco
Olá, como podemos te ajudar?
Olá, como podemos te ajudar?